A difusão do conceito de professor-artista no Brasil: reflexões sobre Arte como Educação no contexto contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025192Palavras-chave:
Professor-Artista, Virada Educacional, Ensino de Arte, Arte ContemporâneaResumo
Este artigo tem como objetivo reunir, comparar e contextualizar as diversas variações do conceito de professor-artista no Brasil, ressaltando sua importância na defesa da arte como educação. A justificativa reside na crescente valorização das interconexões entre arte e educação, especialmente diante das transformações metodológicas e curriculares contemporâneas, que exigem abordagens mais criativas e colaborativas. Com base em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, foram analisadas fontes acadêmicas que abrangem teses, dissertações, livros e artigos com o intuito de realizar um levantamento das diversas terminologias que permeiam essas práticas em contexto nacional. A metodologia adotada é de caráter qualitativo e abrange a categorização das contribuições teóricas e práticas em torno do professor-artista e suas variações terminológicas. As conclusões indicam que, embora o conceito ainda esteja em processo de consolidação no Brasil, sua difusão tem sido ampla e dinâmica, desempenhando um papel significativo na promoção de práticas educativas mais inclusivas, críticas e sensíveis.
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