Caminho entre duas linhas
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024128Palavras-chave:
prática artística, memória, identidade, território, caminharResumo
Este trabalho comporta uma reflexão sobre os primeiros resultados da prática artística, obtidos no âmbito do projeto artístico Lugar Habitado e apresentados na exposição individual Caminho Entre Duas Linhas. Através da realização de um percurso pedestre em Lisboa, o ato de caminhar é apresentado como um recurso de investigação para a prática e expressão artística, que permite estabelecer uma reflexão sobre a relação entre o território, memória e a construção da identidade dos indivíduos que nele habitam. Os trabalhos realizados evidenciam uma interação entre o ato de caminhar e a criação de narrativas individuais e coletivas, destacando o papel da memória na construção de um sentido de pertença. Trata-se de uma exposição, que procura colocar a relação pessoal da artista com o território em diálogo com os outros, contribuindo para a construção de uma identidade coletiva.
Downloads
Referências
ALBRECHT, Glenn. Earth emotions: New words for a new world. Ítaca e Londres: Cornell University Press, 2019
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.
BERNAL, Dalia.; HAVIK, Klaske.; MOURA, Carlos; Restrepo, E. &, NICULAE, Lorin. Repository: 49 Methods and Assignments For Writing Urban Places. União Europeia: nai0I0publishers, 2023.
CARERI, Francesco. Walkscapes: Walking an Aesthetic Practice. Ames, Iowa: Culicidae Press, 2017
INGOLD, Tim. Lines: A brief history. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2007
KESTER, Grant.Conversation Pieces: Community and Communication in Modern Art. California: University of California Press, 2004
LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. Lisboa: Edições 70, 1996
SOLNIT, Rebecca. Wanderlust: A History of Walking. Nova IorquePenguin Books, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joana Ferreira Oliveira, Américo Luís Enes Marcelino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.