Estética da IA: “Unreliable Memories” de Lev Manovich

Autores

  • Catarina Lira Pereira University of Lisbon image/svg+xml
  • Domingos Loureiro instituto de investigação em arte design e sociedade
  • Diana Costa University of Lisbon image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024156

Palavras-chave:

inteligência artificial, Lev Manovich, arte generativa, memória sintética, arte e tecnologia

Resumo

Este estudo incide na intersecção entre Inteligência Artificial (IA) e arte contemporânea. Centra-se na exposição Unreliable Memories de Lev Manovich como caso de estudo, propondo-se analisar como Manovich utiliza a IA para expandir as fronteiras visuais e conceituais da arte, bem como a confiabilidade das representações sintéticas produzidas por essas tecnologias. O documento está dividido em três partes principais. Inicia com uma contextualização teórica abrangente sobre a estética da IA e os desafios associados à criação artística com ferramentas de geração de imagens. Analisa, em seguida, a exposição em si, descrevendo as diversas séries de obras, desde desenhos manuais dos anos 80 até criações recentes geradas por IA – abrangendo séries específicas como Drawing Rooms e In the Garden – com as peculiaridades visuais e as imperfeições que refletem a natureza efêmera e fragmentada da memória. Discute, por fim, como as imperfeições e peculiaridades das imagens geradas por IA refletem a falibilidade da memória, desafiando normas perceptivas tradicionais. Esta pesquisa fornece informações sobre Estética da IA para a comunidade artística e acadêmica, oferecendo bases para futuras pesquisas acadêmicas e artísticas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Lira Pereira, University of Lisbon

Catarina Lira Pereira detém o título de Especialista em Belas Artes. É doutoranda em Belas Artes, especialidade em Pintura, na FBAUL e Bolseira FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., com o projeto 2023.01180.BD. É Professora Adjunta Convidada na ECIA – IPLUSO, Lisboa, Portugal. Membro colaborador do CIEBA e do I2ADS.

Domingos Loureiro, instituto de investigação em arte design e sociedade

Domingos Loureiro é doutorado em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É Professor Auxiliar e Coordenador da seção de Pintura da FBAUP nessa mesma Faculdade. Membro Integrado do I2ADS.

Diana Costa, University of Lisbon

Diana Costa é doutorada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar e Coordenadora do departamento de Pintura do Doutoramento em Belas-Artes dessa mesma Faculdade. Membro Integrada e coordenadora do grupo de Pintura do CIEBA.

Referências

ARIELLI, Emanuele. Even an AI could do that. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial Aesthetics: A Critical Guide to AI, Media and Design. 2021.

ARIELLI, Emanuele. Human perception and the artificial gaze. In: L. MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial Aesthetics: A Critical Guide to AI, Media and Design. 2024.

BELVEDERE MUSEUM. Lev Manovich | Das Kunstmuseum im digitalen Zeitalter – 2024. YouTube, 3 Mai. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CXR-B2URidw&t=256s. Acesso em: 18 jun. 2024.

DONNARUMMA, Marco. Against the norm: othering and otherness In AI aesthetics. Digital Culture & Society, v. 8. n. 2, p. 39-66. 2022.

FERREIRA, José Alberto. Memory machine. In: FERREIRA, José Alberto. Unreliable memories: Lev Manovich. Évora: Fundação Eugénio de Almeida, 2024. p. 7-21.

GRAHAM, Thomas. Art made by AI is selling for thousands – is it any good? BBC, 12 Dez. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/culture/article/20181210-art-made-by-ai-is-selling-for-thousands-is-it-any-good Acesso em: 18 jun. 2024.

MANOVICH, Lev. “In the Garden” series - ½. Some of the included images have 1:4 […]. [Atualização de status]. Facebook, 7 de Jul. 2023a. @lev.manovich. Disponível em: https://www.facebook.com/lev.manovich/posts/pfbid0WTrCc1DUhLm7tbh4Lmnr U9HieWJMYpsnCFoDvfw8e7FQzGh Nt7NHQXM4Q8mok2Jhl Acesso em: 18 jun. 2024.

MANOVICH, Lev. Separate and reassemble: Generative AI through the lens of art and media histories. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial aesthetics: A critical guide to AI, media and design. 2024a

MANOVICH, Lev. Seven arguments about AI images and generative media. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial aesthetics: A critical guide to AI, media and design. 2023b.

MANOVICH, Lev. In: FERREIRA, José Alberto (Ed.). Unreliable memories: Lev Manovich. Évora: Fundação Eugénio de Almeida. 2024b. p. 25-74, 99-133.

MIDJOURNEY. Community guidelines. Disponível em: https://docs.midjourney.com/docs/community-guidelines Acesso em: 18 jun. 2024.

MIDJOURNEY. Style. Disponível em: https://docs.midjourney.com/docs/style Acesso em: 18 jun. 2024.

RUSHDIE, Salman. Midnight’s children. Random House Trade Paperbacks. 2006 (Trabalho original publicado em 1981).

SHKLOVKY, Viktor. Art as technique. In Literary theory: An anthology. n. 3. p. 8-14. 1917.

WASIELEWSKI, Amanda. “Midjourney can’t count”: Questions of representation and meaning for text-to-image generators. The Interdisciplinary Journal of Image Sciences, v. 37. n. 1, p. 71-82. 2023.

ZYLINSKA, Joanna. Art in the age of artificial intelligence. Science, Washington, v. 381. n. 6654, p. 139-140. 2023.

ZYLINSKA, Joanna. Diffused seeing: The epistemological challenge of generative AI. Media Theory. v. 8. n. 1, p. 229-258. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

PEREIRA, Catarina Lira; LOUREIRO, Domingos; COSTA, Diana. Estética da IA: “Unreliable Memories” de Lev Manovich. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 156–173, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024156. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25733. Acesso em: 19 nov. 2024.