Estética da IA: “Unreliable Memories” de Lev Manovich
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024156Palavras-chave:
inteligência artificial, Lev Manovich, arte generativa, memória sintética, arte e tecnologiaResumo
Este estudo incide na intersecção entre Inteligência Artificial (IA) e arte contemporânea. Centra-se na exposição Unreliable Memories de Lev Manovich como caso de estudo, propondo-se analisar como Manovich utiliza a IA para expandir as fronteiras visuais e conceituais da arte, bem como a confiabilidade das representações sintéticas produzidas por essas tecnologias. O documento está dividido em três partes principais. Inicia com uma contextualização teórica abrangente sobre a estética da IA e os desafios associados à criação artística com ferramentas de geração de imagens. Analisa, em seguida, a exposição em si, descrevendo as diversas séries de obras, desde desenhos manuais dos anos 80 até criações recentes geradas por IA – abrangendo séries específicas como Drawing Rooms e In the Garden – com as peculiaridades visuais e as imperfeições que refletem a natureza efêmera e fragmentada da memória. Discute, por fim, como as imperfeições e peculiaridades das imagens geradas por IA refletem a falibilidade da memória, desafiando normas perceptivas tradicionais. Esta pesquisa fornece informações sobre Estética da IA para a comunidade artística e acadêmica, oferecendo bases para futuras pesquisas acadêmicas e artísticas na área.
Downloads
Referências
ARIELLI, Emanuele. Even an AI could do that. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial Aesthetics: A Critical Guide to AI, Media and Design. 2021.
ARIELLI, Emanuele. Human perception and the artificial gaze. In: L. MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial Aesthetics: A Critical Guide to AI, Media and Design. 2024.
BELVEDERE MUSEUM. Lev Manovich | Das Kunstmuseum im digitalen Zeitalter – 2024. YouTube, 3 Mai. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CXR-B2URidw&t=256s. Acesso em: 18 jun. 2024.
DONNARUMMA, Marco. Against the norm: othering and otherness In AI aesthetics. Digital Culture & Society, v. 8. n. 2, p. 39-66. 2022.
FERREIRA, José Alberto. Memory machine. In: FERREIRA, José Alberto. Unreliable memories: Lev Manovich. Évora: Fundação Eugénio de Almeida, 2024. p. 7-21.
GRAHAM, Thomas. Art made by AI is selling for thousands – is it any good? BBC, 12 Dez. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/culture/article/20181210-art-made-by-ai-is-selling-for-thousands-is-it-any-good Acesso em: 18 jun. 2024.
MANOVICH, Lev. “In the Garden” series - ½. Some of the included images have 1:4 […]. [Atualização de status]. Facebook, 7 de Jul. 2023a. @lev.manovich. Disponível em: https://www.facebook.com/lev.manovich/posts/pfbid0WTrCc1DUhLm7tbh4Lmnr U9HieWJMYpsnCFoDvfw8e7FQzGh Nt7NHQXM4Q8mok2Jhl Acesso em: 18 jun. 2024.
MANOVICH, Lev. Separate and reassemble: Generative AI through the lens of art and media histories. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial aesthetics: A critical guide to AI, media and design. 2024a
MANOVICH, Lev. Seven arguments about AI images and generative media. In: MANOVICH, Lev & ARIELLI, Emanuele. Artificial aesthetics: A critical guide to AI, media and design. 2023b.
MANOVICH, Lev. In: FERREIRA, José Alberto (Ed.). Unreliable memories: Lev Manovich. Évora: Fundação Eugénio de Almeida. 2024b. p. 25-74, 99-133.
MIDJOURNEY. Community guidelines. Disponível em: https://docs.midjourney.com/docs/community-guidelines Acesso em: 18 jun. 2024.
MIDJOURNEY. Style. Disponível em: https://docs.midjourney.com/docs/style Acesso em: 18 jun. 2024.
RUSHDIE, Salman. Midnight’s children. Random House Trade Paperbacks. 2006 (Trabalho original publicado em 1981).
SHKLOVKY, Viktor. Art as technique. In Literary theory: An anthology. n. 3. p. 8-14. 1917.
WASIELEWSKI, Amanda. “Midjourney can’t count”: Questions of representation and meaning for text-to-image generators. The Interdisciplinary Journal of Image Sciences, v. 37. n. 1, p. 71-82. 2023.
ZYLINSKA, Joanna. Art in the age of artificial intelligence. Science, Washington, v. 381. n. 6654, p. 139-140. 2023.
ZYLINSKA, Joanna. Diffused seeing: The epistemological challenge of generative AI. Media Theory. v. 8. n. 1, p. 229-258. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Catarina Lira Pereira, Diana Costa, Domingos Loureiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.