Trama metodológica: narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024077

Palavras-chave:

arte/educação, formação permanente, metodologias em arte, narrativas imagéticas

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma trama metodológica de narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação, ou seja, teorias que deram sustentação ao desenvolvimento da formação permanente de arte/educadores(as) da Educação Básica de Uberlândia/MG. As ações formativas foram realizadas no “Ateliê de Formação em Arte/educação”, lócus da ação interventiva ligada à pesquisa-ação em desenvolvimento na tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, sob o título “A/R/TograFormar: diálogos entre arte/educação, processo de criação e formação permanente docente”. Como formadora e formante do Ateliê de Formação em Arte/educação, promovemos ações práticas, leituras e estudos teóricos/imagéticos de obras de arte, ancoradas nas questões teórico-práticas da pesquisa em arte, e nas perspectivas metodológicas do meio como ponto zero, da abordagem triangular, da a/r/tografia, da pesquisa-ação interventiva e de metodologias ativas que culminaram na criação de “Narrativas Imagéticas”. A trama metodológica contribuiu para que a professora, artista, pesquisadora e formadora (propositora) encontrasse caminhos metodológicos para um “A/R/tograFormar” no processo formativo permanente para professores(as) arte/educadores(as) atuantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia de Almeida Colli, Universidade Federal de Uberlândia

Artista, pesquisadora, formadora e docente na área de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Cap-Eseba/UFU). Doutoranda em Educação no PPGE/UFTM, integrante dos grupos de pesquisa CNPq Grupa (UFU) e do GPEFORM (UFTM). 

Helena de Ornellas Sivieri Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Psicologia e do PPGE/UFTM. Doutora em Psicologia.  Pós-doutora em Educação. Lider do Grupo de Pesquisa e estudo em formação de professores - GPEFORM.

 

Referências

ANDRADE, Flávio Rovani de. Narrativa e compreensão nos escritos educacionais de Hannah Arendt. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.29, n.04, p.37-68, dez. 2013.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

COLLI, Mara Rúbia de Almeida. Processo de criação: artístico, interativo e experimental no contexto escolar. In: COSTA, Daniel Costa; BASSANI, Tiago Samuel (Orgs.). Arte na Educação Básica: experiências, processos, práticas contemporâneas (Série Estudos Reunidos, Vol.57). Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p. 259-281.

COLLI, Mara Rúbia de Almeida; PRATA-LINHARES, Martha. A/r/tografia: prática metodológica em arte/educação. Revista Profissão Docente, v. 23, n. 48. 2023, p.01–11. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1642

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino de arte. 2002.

BARBOSA, Ana Mae. A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

BARTHES, Roland. Introdução à Análise Estrutural da Narrativa. In R. Barthes, T. Todorov, A.J. Greimas, C. Bremond, U. Eco, J. Gritti, V. Morin, C. Metz, G. Genette (eds.) Análise estrutural da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 19-62.

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: E. Universidade/UFRGS, 2002.

DEWES, João Osvaldo. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-DrivenSampling: uma descrição dos métodos. Monografia – UFRGS. Porto Alegre. 2013. p. 01-53.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson. Preliminares: A /r/tografia como metodologia e pedagogia em arte. Anais do Confaeb, 2010. Disponível em: https://www.usfx.bo/nueva/vicerrectorado/ citas/SOCIALES_8/Pedagogia/94.pdfAcesso em 05 set. 2021.

DIAS, Belidson. A /r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: IRWIN, Rita; DIAS, Belidson (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria-RS: Editora da UFSM, 2013, p. 21-26.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de Toledo; FUSARI, Maria F. de Resende. Metodologia do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. 2. ed. (revisada e ampliada por Maria Heloisa C. de T. Ferraz.) São Paulo: Cortez, 2009.

FLORES, Maria Assunção. Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades. Revista Educação (Porto Alegre, impresso), v. 38, n. 1. 2015, p. 138-146.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. La investigación baseada em las artes: propuestas para repensar lainvestigación em educación. EducatioSiglo XXI, Revist de laFacultad de Educación de laUniversidad de Murcia, v.26. 2008. p. 85-118. Disponível em: <https://revistas.um.es/educatio/article/view/46641/44671>. Acesso em: 01/07/2022.

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: IRWIN, Rita; DIAS, Belidson(Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria-RS: Editora da UFSM, 2013. P. 27-35.

LESSA, Sergio. Para Compreender a ontologia de Lukács. 4ª Ed. InstitutiLukács. São Paulo, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/27178952-Sergio-lessa-para-compreender-a-ontologia-de-lukacs.html. Acesso em: 09 set. 2021.

MORÁN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

MORÁN, José. Mudando a educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. v. 2. Disponível em: http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019

NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora. 1995.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PAREYSON, Luigi. Estética - teoria da formalividade. Petropolis: Vozes, 1991.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. PORTOARTE, Revista de Artes Visuais, v. 7, n. 13, UFRGS, Porto Alegre. 1996. p. 81 a 95. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/ PortoArte/article/view/27713>. Acesso em 10 ago. 2021.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.) O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: E. Universidade/UFRGS, 2002. p. 123 a 140.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr Nº 13, p. 05-24, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Relógio d’Água, 2007.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

COLLI, Mara Rúbia de Almeida; PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri. Trama metodológica: narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 077–093, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024077. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25701. Acesso em: 20 out. 2024.