Trama metodológica: narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024077Palavras-chave:
arte/educação, formação permanente, metodologias em arte, narrativas imagéticasResumo
O presente artigo busca apresentar uma trama metodológica de narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação, ou seja, teorias que deram sustentação ao desenvolvimento da formação permanente de arte/educadores(as) da Educação Básica de Uberlândia/MG. As ações formativas foram realizadas no “Ateliê de Formação em Arte/educação”, lócus da ação interventiva ligada à pesquisa-ação em desenvolvimento na tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, sob o título “A/R/TograFormar: diálogos entre arte/educação, processo de criação e formação permanente docente”. Como formadora e formante do Ateliê de Formação em Arte/educação, promovemos ações práticas, leituras e estudos teóricos/imagéticos de obras de arte, ancoradas nas questões teórico-práticas da pesquisa em arte, e nas perspectivas metodológicas do meio como ponto zero, da abordagem triangular, da a/r/tografia, da pesquisa-ação interventiva e de metodologias ativas que culminaram na criação de “Narrativas Imagéticas”. A trama metodológica contribuiu para que a professora, artista, pesquisadora e formadora (propositora) encontrasse caminhos metodológicos para um “A/R/tograFormar” no processo formativo permanente para professores(as) arte/educadores(as) atuantes.
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