Fendas de Presença#1: Solidão plástica
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025144Palavras-chave:
Instalação Artística, Vídeo instalação, Produção de Presença, Media Artes, OlharResumo
Esta comunicação apresenta apontamentos e reflexões para a criação de uma instalação artística que tem como inspiração teórica o pensamento sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010). O autor sugere alternativas epistemológicas ao predomínio cartesiano das Humanidades na busca incessante em interpretar e atribuir sentido aos fenômenos analisados e defende que a experiência estética sempre nos confronta com a tensão entre presença e sentido. No entanto, apenas os efeitos de presença apelam com intensidade aos sentidos. Dialogamos, também, com o pensamento de Georges Didi-Huberman (2010) ao referir-se que todo olho traz consigo o seu invólucro e o desafio é deixar que uma brecha se abra nesse invólucro, permitindo que o olhar abra um fosso naquilo que vê.
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Referências
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Filmografia
Laranja mecânica (1971), Direção de Stanley Kubrick, USA, ENG.
Não amarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.
Não matarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.
A dupla vida de Véronique (1991), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL, FRA, NOR.
A liberdade é azul (1993), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.
A igualdade é branca (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.
A fraternidade é vermelha (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.
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