Fendas de Presença#1: Solidão plástica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025144

Palavras-chave:

Instalação Artística, Vídeo instalação, Produção de Presença, Media Artes, Olhar

Resumo

Esta comunicação apresenta apontamentos e reflexões para a criação de uma instalação artística que tem como inspiração teórica o pensamento sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010). O autor sugere alternativas epistemológicas ao predomínio cartesiano das Humanidades na busca incessante em interpretar e atribuir sentido aos fenômenos analisados e defende que a experiência estética sempre nos confronta com a tensão entre presença e sentido. No entanto, apenas os efeitos de presença apelam com intensidade aos sentidos. Dialogamos, também, com o pensamento de Georges Didi-Huberman (2010) ao referir-se que todo olho traz consigo o seu invólucro e o desafio é deixar que uma brecha se abra nesse invólucro, permitindo que o olhar abra um fosso naquilo que vê.

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Biografia do Autor

Camilo Cavalcante, UBI - Universidade da Beira Interior

Camilo Cavalcante atua na área de Humanidades com ênfase em Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Brasil). Tem ainda formação complementar em Guião Cinematográfico pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) em Cuba, curso de extensão em Transcinema: Cinema, pintura e artes contemporâneas pela PUC-Rio, além de possuir vasta experiência cinematográfica, com destaque para as áreas de guionismo, produção e realização. Atualmente é doutorando em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal), bolseiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior

Professor Associado na UBI-Universidade da Beira Interior. Presidente do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior entre 2019 e 2021. Diretor do Doutoramento em Artes dos Media da UBI entre 2021 e 2023. Diretor da licenciatura em Cinema da UBI entre 2008 e 2015. Membro do LabCom - Comunicação e Artes. Membro da AIM e da Sopcom. Leciona na Licenciatura e Mestrado em Cinema, e nos Mestrados em Design Multimédia e em Design e Desenvolvimento de Jogos. A relação entre cinema e outras artes e media é um dos seus principais interesses de investigação. Professor Associado da UBI-Universidade da Beira Interior.

Referências

BAMBOZZI, Lucas & PORTUGAL, Demétrio. (Org.). O cinema e seus outros: manifestações expandidas do audiovisual. São Paulo: Equador: AVXLab – Laboratório de Audiovisual Expandido, 2019.

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FRAYLING, Christopher. Research in art and design. London: Royal College of Art, 1993.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-Rio, 2010. In MACIEL, Katia. (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

Filmografia

Laranja mecânica (1971), Direção de Stanley Kubrick, USA, ENG.

Não amarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

Não matarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

A dupla vida de Véronique (1991), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL, FRA, NOR.

A liberdade é azul (1993), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A igualdade é branca (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A fraternidade é vermelha (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

CAVALCANTE, Camilo; NOGUEIRA, Luís Carlos da Costa. Fendas de Presença#1: Solidão plástica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 144–158, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25581. Acesso em: 8 jul. 2025.