A casa das crianças: o lugar da arte dentro da Ocupação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024225

Palavras-chave:

arte/educação, Ocupação, casa, moradia, ressignificar

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a concepção de “casa” de crianças e adolescentes que moram na Ocupação Justo, em São Leopoldo, considerando as artes visuais como instrumento de ressignificação da identidade social em meio ao contexto habitado. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de outubro a novembro de 2023, com um grupo de, aproximadamente, 40 crianças e adolescentes, entre sete e 17 anos, participantes da Tenda do Encontro, espaço da Ocupação para atividades com a comunidade. A partir dos trabalhos realizados nos encontros, buscou-se analisar sobre o impacto das oficinas de arte/educação, no sentido de capturar e transmitir as narrativas subjacentes a esses espaços ocupados, para a tomada de consciência do contexto em que vivem ressignificando o sentimento de pertencimento social dos moradores daquela região. As práticas envolveram a apresentação de pessoas e projetos que abordam as casas e os sentimentos promovidos por elas, expressando suas identidades e o sentimento de pertencimento, refletindo histórias e realidades da ocupação, são eles: Marcelino Melo (Projeto Quebradinha), o Projeto Morrinho (RJ), a artista visual Mônica Nador (Projeto JAMAC), o festival africano Bogo Ja e a aldeia-casa yanomami. O referencial teórico que embasa a reflexão contou com Walter Benjamin, Ana Mae Barbosa, Georges Henri Luquet e Gaston Bachelard. A reflexão acerca da investigação realizada aponta que os jovens utilizam o ensino da arte como refúgio para se fazer o que gostam, além de ter a Ocupação Justo como uma extensão de suas próprias casas. Além disso, o grupo participante da pesquisa demonstrou uma ressignificação quanto a percepção de suas casas, da Ocupação e do contexto em que vivem, revelando que a arte tem um papel essencial na construção de identidades e sua presença é essencial nos espaços de educação não escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Toniolo Zampetti, Universidade Feevale

Artista visual, arte educadora e graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais (2018 - 2023), pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo - RS), integrante do Coletivo Suco de Ralo, Integrante do Coletivo Circular (2019-2022), bolsista no Projeto de Pesquisa Produção Partilhada do Conhecimento: Poéticas sonoras e visuais como processos e manifestações culturais (2023) e voluntária como arte educadora na Tenda do Encontro (Ocupação Justo). Atua principalmente nas seguintes áreas: educação, arte e cultura

Denise Blanco Sant’Anna, Universidade Feevale

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale; Mestre em educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Referências

BACHELARD,G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 6a edição. São Paulo. Cortez, 2011.

GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo, 2018.

GRUBITS, Sonia. A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil, 2003 disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/hPdwKkkxp4zhrJJYpYm9sBG/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em 01 de julho de 2022

MILLEN, João Bosco Camargo. Construir, Habitar, Pensar: Uma Proposta (re)Leitura. Poliética. São Paulo, v. 7, n. 2, pp. 119-142, 2019.

LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

LUQUET, G. H. O desenho infantil. Porto: Civilização, 1969.

RODRIGUES, Melissa Haag. Análise do desenho infantil segundo as ideias de Luquet 2017, disponível em: <https://ojs.unifor.br/rh/article/view/7474> . Acesso em: 1 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

ZAMPETTI, Lorena Toniolo; SANT’ANNA, Denise Blanco. A casa das crianças: o lugar da arte dentro da Ocupação. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 225–241, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024225. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25290. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática