A a/r/te que atravessa uma tese sobre educação democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024260

Palavras-chave:

educação democrática, a/r/tógrafo, arte, discurso reacionário

Resumo

Esse texto dá ênfase aos elementos estéticos e artísticos explorados no desenvolvimento de uma tese de doutorado em Educação de um professor de Artes Visuais, que teve como tema as relações entre arte e educação democrática no âmbito dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – Institutos Federais em contexto reacionário. Desejou-se, por meio de uma espécie de curadoria, uma montagem verbo-visual que expressasse a a/r/te que atravessou o processo de pesquisa e elaboração dessa tese, propiciando o pensar e o refletir sobre processos de criação no campo da pesquisa em educação. O material a partir do qual se realizou essa curadoria é composto por: obras e registros de duas edições de uma exposição de arte com obras autorais, sendo a primeira realizada em 2018 e, a segunda, em 2023; registros fotográficos e em vídeos da criação de uma defesa-performance, enquanto formato de apresentação pública da tese desenvolvida; e vídeo-performance desenvolvido a partir da defesa pública da tese.Esses documentos visuais e audiovisuais gerados foram selecionados e explorados neste texto para expor e expressar um corpo a/r/t/ógrafo que busca compreender e viver as oportunidade se os desafios de ser artista-professor-pesquisador e o imbricamento entre arte e educação democrática como resistência ao discurso reacionário em educação.

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Biografia do Autor

Charles Immianovsky, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB – SC). Professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. Pesquisador nos temas: arte/educação, educação democrática, ensino de arte, e educação profissional e tecnológica.

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

IMMIANOVSKY, Charles. A a/r/te que atravessa uma tese sobre educação democrática. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 260–276, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024260. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25009. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática