#QuadrosDiscentes: Pesquisa sobre memes e arte na formação docente no Brasil e na España
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024111Palavras-chave:
memes da internet, linguagens líquidas, formação de professor, ensino de arte, ciberculturaResumo
Neste artigo refletimos e apresentamos os resultados de parte de um projeto de pesquisa que realizamos no ano letivo 2019-2020 com alunos da Dupla Licenciatura em Educação Infantil e Primária da Universidade de Girona - UdG (Catalunha, Espanha) e alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Brasil), sobre memes da Internet e suas estratégias linguísticas. Para aproximar os dois campos de estudo e facilitar a colaboração, foi utilizado um grupo fechado dentro da rede social Facebook como espaço de interação entre os sujeitos da pesquisa. Os pesquisadores participaram da experiência, de acordo com os protocolos do método de pesquisa-ação. Os resultados apontam para reflexões e possíveis modificações que poderiam ser introduzidas em novas pesquisas sobre como aprender e ensinar sobre imagens voláteis – típicas da cibercultura – em processos educativos para formação de professores.
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