Educação artística para adultos com visitas a museus e prática fotográfica
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023171Palavras-chave:
educação, aprendizado contínuo, fotografia , museus, sustentabilidadeResumo
A presente pesquisa levanta a necessidade de aproximar a arte e a prática artística dos estudantes adultos, analisando o processo e os resultados de um curso ministrado por meio de um programa educacional oferecido pela universidade para públicos maiores de 55 anos. O interesse desses alunos pela arte se dá na maioria dos casos porque eles gostariam de estudar esses temas na juventude. Para além das habituais propostas centradas na História da Arte ou nas Oficinas de Arte, nesta ocasião é gerada uma experiência multidisciplinar que também introduz conceitos e práticas como a deriva urbana ou a performance artística. Aspectos como a cultura visual ou as tecnologias digitais e a educação artística também estão integrados. A metodologia de pesquisa é mista, combinando estudo de caso com pesquisa baseada em artes. As fotografias adquirem valor importante como resultado da investigação. Valorizamos positivamente os benefícios da aprendizagem ao longo da vida, recorrendo a práticas participativas que têm em conta a experiência e o conhecimento dos alunos. Através de pesquisas individuais e grupos focais, as informações são coletadas, o que acaba nos oferecendo um resultado positivo e gratificante, conforme explicam os alunos participantes.
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