Processos pedagógicos na formação em Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023138Palavras-chave:
metodologias de ensino, produções artísticas, licenciatura, artes visuaisResumo
O processo investigativo visou penetrar no antes, durante e depois das ações na docência voltadas ao estudo de metodologias de ensino das Artes Visuais, na Licenciatura, em uma instituição de Ensino Superior pública, da rede federal de educação brasileira. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2023. Utilizou o método cartográfico de investigação e documentos como plano de aula, observações in loco, registro de práticas artísticas, narrativas de estudantes, fotografias de experiências vivenciadas ao longo do período. O corpo, os sentidos, as emoções, os afetos, as narrativas de si, a experiência, a inclusão e o bullying foram temáticas estudadas junto às vivências materializadas em produções artísticas. Refletir sobre estratégias de ensino, desenvolver o diálogo e escuta, extrair o máximo das vivências sem perder autenticidade e criatividade foram alguns dos elementos destacados pelos estudantes nos processos de aprendizagem.
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