John Dewey e Henri Matisse: entre teoria estética e prática artística
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023297Palavras-chave:
Dewey, Matisse, arte moderna, estética pragmatista, expressão artísticaResumo
A teoria estética desenvolvida por John Dewey e apresentada em seu livro de 1934, “Arte como experiência”, possui considerável influxo da arte e dos artistas modernos. Esta influência, no entanto, até o momento recebeu pouca atenção de parte dos comentadores. O intuito deste artigo é justamente lançar luz sobre estas relações, por meio de uma apresentação do vínculo entre o filósofo e o pintor francês Henri Matisse. A hipótese defendida é que estes encontros entre o artista e o pensador impactaram a filosofia da arte de Dewey. O argumento desenvolvido foi dividido em quatro partes. No primeiro, abordou-se o contexto no qual se deu as reuniões, a saber, a Fundação Barnes. Em seguida, revisou-se os dados históricos de cartas destes encontros. Em um terceiro momento, buscou-se entender qual foi o impacto teórico desta troca para a estética de Dewey. Por fim, apresentou-se breves considerações finais.
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