Métodos criativos no ensino de arte:nuances entre o utópico e o vital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024021

Palavras-chave:

aprendizagem criativa, processo criativo, ativadores criativos, projetos utópicos, ensino de arte

Resumo

O presente artigo discorre sobre práticas de aprendizagem criativa, observadas na disciplina de Estágio em Docência, no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Arte - PPGA UFES. A investigação descrita neste texto apresenta métodos de ensino pautados na criatividade e em processos de criação em arte. Inspirados nos projetos utópicos dos artistas Ilya e Emilia Kabakov (1998-2018), os percursos metodológicos são elaborados em diálogo com os ativadores criativos do autor David de Prado Díez (1987). Neste sentido, caminhos são traçados por meio do método Solução Criativa de Problemas em direção a uma abordagem pedagógica vital

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Rodrigues Damiani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em artes no programa associado de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela USP (2013). Docente no programa PPGA/UFES.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. de; FLEITH, D. de S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 1-8, abr., 2003.

AMABILE, T. M.; PILLEMER, J. Perspectives on the Social Psychology of Creativity. Journal of Creative Behavior, Cambridge, v. 46, n. 1, p. 3-15, 2012.

BARBOSA, A. M. Criatividade coletiva: arte e educação no século XXI. São Paulo: Editora Blucher, 2023.

BASCHIROTTO, V. Ilya e Emilia Kabakov na exposição Not everyone will be taken into the future. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 1, p. 192-210, jan./abr., 2018.

BURRUS, J. Book Reviews: CSIKSZENTMIHALYI, MIHALY (1996). Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins. Gifted Child Quarterly, Thousand Oaks, v. 41, n. 3, p. 114-116, Jul., 1997.

CARIAS, I. A.; GONDIM, S. M. G.; ANDRADE, J. M. DE. Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. Psico, Porto Alegre, p. e42143–e42143, 22 dez. 2023.

CSIKSZENTMIHALY, M. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. Nova Iorque: HarperCollins, 1996.

CSIKSZENTMIHALY, M. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STENBERG, R. J. (Ed.), Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999, p. 313-335.

CSIKSZENTMIHALY, M. Fluir (flow): una psicología de la felicidad. Barcelona: Editorial Kairós, 2010.

EISNER, E. E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 5-17, Jul/Dez 2008.

DÍEZ, D. de P. Manual de activación creativa: para una programación alternativa y motivadora. Santiago de Compostela: Centro de Estudios Creativos LUBRICAN, 1987.

FLEITH, D. de S.; NEVES-PEREIRA, M. S. O modelo Sistêmico da Criatividade de Mihaly. In: FLEITH, D. de S.; NEVES-PEREIRA, M. S. Teorias da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2020.

FORMIGA SOBRINHO, A. B.; SANMARTIN, S. M. A criatividade no ensino superior: uma abordagem possível. In: VERSUTI, A. C.; BERALDO, R.; GOSCIOLA, V. Formação de professores: Transmídia, Conhecimento e Criatividade. Novas linguagens, teorias e práticas para o professor contemporâneo. Recife: Editora UFPE, 2014.

GUILFORD, J. P. Creative abilities in the arts. Psychological Review, Washington, v. 64, n. 2, p. 110-118, 1957.

OSTROWER, F. Criatividade e processo de criação. São Paulo: Vozes, 2014.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

STERNBERG, R. J.; LUBART, T. I. An Investment Theory of Creativity and Its Development. Human Development, Basel, v. 34, n. 1, p. 1-31, 1991.

RHODES, M. An analysis of creativity. The Phi Delta Kappan, Bloomington, v. 42, n. 7, p. 305-310, abr. 1961.

ROBINSON, K. Out of our minds: Learning to be creative. Chichester: Capstone Publishing Ltd., 2001.

ROBINSON, K.; ARONICA, L. Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2018.

SANMARTIN, S. M. Práxis criadora: arte no espaço educativo. Vitória: EDUFES, 2021.

SIQUEIRA, J. Desperte e explore sua criatividade: Seu futuro depende menos do que você conhece e mais de como você pensa. Rio de Janeiro: Publicação independente, 2015.

TORRE, S. de L. Dialogando com a Criatividade: Da Identificação à Criatividade Paradoxal. São Paulo: Madras, 2005.

ZAMANA, F. Criatividade a sério: [livro eletrônico]. Por que suas ideias são mais sobre nós do que sobre você. São Paulo: Ed. do Autor, 2022.

ZIMMERMAN, E. Reconceptualizing the role of creativity in art education theory and practice. Studies in Art Education, Abingdon, v. 50, n. 4, p. 382-399, 2009.

ZIMMERMAN, E. Criatividade e Arte-Educação: uma jornada pessoal em quatro atos. In: BARBOSA, A. M.; FONSECA, A. N. (org.). Criatividade Coletiva: arte e educação no século XXI, São Paulo: Perspectiva, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

DAMIANI, Sarah Rodrigues; SANMARTIN, Stela Maris. Métodos criativos no ensino de arte:nuances entre o utópico e o vital. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 021–038, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23943. Acesso em: 19 nov. 2024.