Entre a Arte/Educação e a vida: reconstruindo memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024091

Palavras-chave:

memória, arte/educação, artes visuais, arte contemporânea

Resumo

O presente artigo apresenta processos do projeto “Qual é a sua memória esquecida?”, que tem como objetivo estimular o fazer artístico do indivíduo a partir de suas vivências, estas cercadas de lembranças esquecidas, mas que são recordadas através de objetos visuais guardados por familiares. O envio de cartas para diferentes destinatários foi o método adotado para que a arte pudesse circular fora do ateliê, chegando em indivíduos que muitas vezes não têm contato direto com as Artes Visuais. Nesse experimento, parte-se de conceitos de memória de Bosi (2006) e Chaui (2009), para o envio de uma carta aos destinatários que participaram do projeto. A partir das cartas enviadas, que instigam a busca por uma memória esquecida e consequentemente a produção artística dos destinatários, procurou-se desenvolver a auto-expressão dos indivíduos, propondo uma resposta para a pergunta “qual é a sua memória esquecida?”. Neste sentido, interpreto a potência dessa pesquisa revertida nas experiências realizadas em processos criativos e produtos criados, desenvolvendo de modo coletivo o conceito de memória e tangenciando possibilidades da Arte Contemporânea na minha formação como professora/artista/pesquisadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Dotto Guaragni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Artes Visuais, integrante do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – AVEC – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Maria

Orientadora da pesquisa, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembrança dos velhos. 13ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia.13ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2009.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5ª edição revista e ampliada. / Cecilia Almeida Salles. Apresentação de Elida Tessler. - São Paulo: Intermeios, 2011.

SALLES, Cecilia Almeira. Redes de criação: construção da obra de arte. 2ª edição. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

VASCONCELOS, Flávia Pedrosa. Designare: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuais. Lisboa: Chiado, 2015.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

GUARAGNI, Ana Julia Dotto; VASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Entre a Arte/Educação e a vida: reconstruindo memórias. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 091–102, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024091. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23899. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática