A potência pictórica da deformação na produção sensível de devires-outros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267912023105

Palavras-chave:

Deformação, Devir, Sensação, Pintura, Fotografia

Resumo

É possível criar devires-outros através da deformação da imagem do sujeito? Explorando a mistura entre as linguagens da pintura e da fotografia, investigamos essa possibilidade artisticamente através de criações de deformações em transparências. A deformação é aqui entendida enquanto potência pictórica disruptiva – meio potente de suspensão do sujeito em favor do devir, a partir da Lógica da Sensação proposta por Gilles Deleuze em seu livro sobre o pintor Francis Bacon. Como processo, são criadas deformações em folhas de acetatos transparentes e em vidros, experimentando seus desdobramentos fotográficos através de sobreposições em diferentes e múltiplos sujeitos. A fotografia é proposta aqui como poesia, segue os rastros de Adolfo Montejo Navas, tensionando as fronteiras entre realidade e ficção, aproximando arte e vida assim como o fez a artista Helena de Almeida. Esses atravessamentos entre diferentes linguagens artísticas e entre diferentes sujeitos perseguem o movimento de devir-outro através da imagem. Filosofia e arte se articulam nessa busca por pensamentos e sensações que nos desloquem de nós mesmos, busca que não tem um fim em si, pois está sempre em processo de transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Curti Cirilo, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas, graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7585201272058996. E-mail: debora_curti@hotmail.com

Roberta Stubs Parpinelli, State University of Maringá

Artista, pesquisadora e professora de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Inserindo a questão da experiência no lugar da representação, sua pesquisa artística e teórica envolve processos fotográficos e de vídeo, filosofia da diferença, feminismos e corpo. Seu trabalho tensiona noções relativas ao tempo, memória, corpo e subjetividade operando com apagamento, deslocamento e ampliação dos contornos da relação sujeito-mundo. Coordenadora do DOBRA, grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

Referências

ALMEIDA, Helena. Helena Almeida. Porto: Modulo. 1978. Disponível em: https://fasciniodafotografia.wordpress.com/2016/12/06/helena-almeida-helena-almeida-1978/. Acesso em: 25 de set. de 2022.

ANJOS, Moacir dos. Helena Almeida e a sedução do impossível. Zum: revista de fotografia. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/helena-almeida/. Acesso em: 25 set. 2022.

BACON, Francis. Artworks. 2019. Disponível em: https://www.francis-bacon.com/artworks/paintings/self-portrait-10. Acesso em: 20 de set. 2022.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 4. Tradução de SuleyRolnik. São Paulo: 34, 1997.

GALLO, Sílvio. Algumas notas em torno da pergunta: “o que pode a imagem?”. Revista Digital do LAV, Santa Maria, vol. 9, n. 1, p. 16 - 25, jan./abr. 2016.

JUSTO, José Miranda. O fundo comum do pintar e das palavras. In: Francis Bacon – Lógica da sensação. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

NAVAS, Adolfo M. Fotografia e poesia: afinidades eletivas. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

SEQUEIRA, Rosane Preciosa. Rumores discretos da subjetividade.Tese de Doutoramento. São Paulo: PUCSP, 2002.

STUBS, Roberta. A/r/tografia de um corpo-experiência: arte contemporânea, feminismos e produção de subjetividade. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

CIRILO, Débora Curti; PARPINELLI, Roberta Stubs. A potência pictórica da deformação na produção sensível de devires-outros. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 105–119, 2023. DOI: 10.5965/24471267912023105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23004. Acesso em: 20 nov. 2024.