As tramas dos textos e dos têxteis: Uma experiência com a literatura e a arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022082

Palavras-chave:

Literatura, Arte, Têxteis

Resumo

A arte e literatura se conectam na experiência descrita neste trabalho com o intuito de tecer relações entre os textos e os têxteis. Essas conexões foram costuradas via ação dos projetos de extensão “Experiências de leitura compartilhadas” e “Artistando, ceramicando e muito mais”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz, em parceria com a biblioteca Pedro Hahn e as escolas municipais de Feliz/RS. O objetivo consiste em mobilizar a experiência estética, por meio da educação literária e da arte, nas proposições teórico-práticas que nutrem significativamente a vida. As oficinas estético-pedagógicas foram planejadas coletivamente e desenvolvidas com cinquenta estudantes de duas escolas municipais, os quais vivenciaram aspectos da criação inventiva. Tal processo se deu através de memórias e histórias que se conectaram e produziram experiências significativas, associando literatura e arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Lazzari, University of Caxias Do Sul

Mestre, professora particular de Inglês e revisora/tradutora de textos (PT – EN, EN – PT). Egressa da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Izandra Alves, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Doutora, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz.

Viviane Diehl, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Doutora, educadorartista em Artes/Cerâmica nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz.

Referências

DIEHL, Viviane. Educação propositora: experiências de educadorartistas. Curitiba: CRV, 2020.

EISNER, E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem fronteiras, 2008, v.8, n.2, p. 5-17.

FARINA, C. Formação estética e estética da formação. In: Fritzen, C., Moreira, J. (org.). Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 95-108.

KAMENSZAIN, Tamara. Bordado y costura del texto. Historias de amor (y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós, 2000. p. 207-211.

LOPONTE, Luciana G. Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2012. v.20, n.42. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1125/1025. Acesso em 20 fev. 2021.

ORDINE. Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

LAZZARI, Letícia; ALVES, Izandra; DIEHL, Viviane. As tramas dos textos e dos têxteis: Uma experiência com a literatura e a arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 082–094, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022082. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22880. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.