Sobre O Meio (Sem Fim-Nem-Começo)
Palavras-chave:
diagrama, nomadismos, rizoma, processos Artísticos, processos de escritaResumo
Ao pensar um processo artístico em todas suas camadas (im)possíveis, é inevitável que haja uma constante movimentação, um vaivém, uma errância conectada via retroalimentação em ressonâncias – talvez uma “ressonerrância” – criando pontes e pontos de partida e chegada, e vice-versa: ao mesmo tempo pergunta e resposta na pesquisa e prática artística. Em desterritorializações e reterritorializações constantes se tece uma rede heterogênea, teia rizomática, sem centro, começo ou fim. Feita de linha(s) de fuga(s), traz à tona questões, (re)arranjos e (re)configurações. Há um andarilhar errático, um nomadismo acontecendo de marco zero a marco zero – estes não fixos eles mesmos –, tomando desvios pelo fora, no funcionamento e operação de uma espécie de sistema ou máquina abstrata que põe em ação o pensar e o fazer, indissociáveis, embora carregando especificidades e singularidades cada – como se numa simbiose. Como se dá um processo e quando se dá um processo? Processos são disparados a cada esbarrão entre situações: ideias, leituras, escutas, escritas, trabalhos. Ainda assim, para que esse seja disparado e o esbarrão aconteça, é preciso que antes algo seja posto em movimento: situações outras – dando início a um andarilhar, caminhar, um nomadismo não necessariamente envolvendo um deslocamento do corpo, mas podendo acontecer numa estante, mesmo num processo de escrita. Tal movimento é o que propulsiona, numa retroalimentação, um processo a operar – inseparável do movimento e dos nomadismos das linhas de fuga disparadas dos esbarrões: germinadores de meios, marcos zeros, pontos de passagem. Um processo nômade transborda margens de erro: não do erro enquanto rasura (embora a ideia seja interessante a ser investigada), mas do erro enquanto errância. Margens de erro, quando perfuradas pelo caminhar claudicante e nômade do artista pesquisador, dão vazão a vibrações, reverberações e ressonâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Matheus Abel Lima De Bitencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.