Batendo perna por aí: arquivos de percursos, algumas caminhadas
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267822022098Palavras-chave:
práticas do caminhar, documentos artísticos, Sobral-CEResumo
Apresento de modo poético diversos documentos artísticos, como anotações, fotografias e desenhos, que são também os arquivos de algumas caminhadas que realizei em Sobral-CE, a cidade-campo da minha pesquisa de doutoramento.
Downloads
Referências
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. ILINX Revista do LUME, Campinas, n. 4, 2013. Disponível em: http://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256. Acesso em: 20 maio 2022.
INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos. Rio Grande do Sul, ano 21, n.44, p.21-36, 2015.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.
O’ROURKE, Karen. Walking and mapping artists as cartographers. London: The MIT Press, 2013.
SALLES, Cecília. Gesto inacabado: Processo de criação artística. 6 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
SOLNIT, Rebecca. A História do caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
VELOSO, Verônica G. Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 2017.
VELOSO, Verônica G.; CAON, Paulina Maria. Cortar a cidade com os pés: sobre travessias em paisagens brasileiras. BOITATÁ. Universidade Estadual de Londrina, v. 13, p.75-90, 2018.
VISCONTI, Jacopo Crivelli. Novas Derivas. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sávio Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.