Cuerpos diversos, Tetas Diversas

Acción artística para sensibilizar en igualdad de género y diversidad sexual a través de la cerámica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267632020144

Resumo

Neste ensaio fotográfico, apresentamos o desenvolvimento da ação Mamas Diversas, realizada durante o mês de outubro de 2020 com alunos do Mestrado em Educação Básica da Faculdade de Ensino da Universidade de Valencia. Esta ação faz parte de um processo de pesquisa para analisar e avaliar o papel das ações artísticas nos processos de sensibilização sobre as questões da identidade de gênero e diversidade sexual. A experiência consiste em refletir sobre a diversidade de nossos corpos a partir de uma perspetiva eco feminista para reivindicar a necessidade de uma instituição mais humanizada, naturalizada, igualitária, respeitadora da diversidade e inclusiva. Esta reflexão encarnada usa a modelagem de potes de barro antropomórficos inspirados nas obras da artista Emma Low como forma de confrontar as experiências pessoais do nosso corpo. Os resultados consistem em múltiplas ações de sensibilização através da entrega de micro-histórias que acompanham estes objetos ao corpo docente e investigador ou à administração e serviços da Universidade.

Biografia do Autor

Ricard Ramon, Universitat de València

Profesor contratado doctor del Dpto. de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal e investigador del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.

Amparo Alonso-Sanz, Universitat de València

Profesora titular del Dpto. de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal e investigadora del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.

Publicado

2021-01-03