LGTBIQfobia audiovisual
La ocultación de colectivos sexualmente diversos en Disney
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267632020086Resumo
La LGTBIQfobia supone una barrera para la normalización de colectivos sexualmente diversos. Productos como los audiovisuales Disney dificultan esta tarea ya que la compañía tiende a ocultarlas. De esta manera se frena el desarrollo de una ciudadanía más tolerante y respetuosa con la diferencia desde las primeras edades. En la educación hay una preocupación latente por erradicar el bullying LGTBIQfóbico. Por ello, a través de un posicionamiento queer y de una metodología mixta se analiza la colección “Los clásicos” Disney para manifestar los ataques hacia dicho colectivo y concienciar a quienes la utilizan como recurso en sus aulas con los grupos de menores. También para visibilizar los ejemplos de diversidad sexual diseñados en ciertos animados. De esta manera, se concluye con la escasez de personajes LGTB en Disney, y la relación con estos con el bando malvado en las películas. Contribuyendo a ofrecer una revisión crítica de películas al profesorado para utilizarlas en sus aulas de manera coherente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.