O ensino e a produção da fotografia artística: o caso do curso FIC de extensão do IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267612020027

Palavras-chave:

fotografia artística , artes visuais , curso de extensão , ensino de fotografia

Resumo

O presente artigo trata do ensino e da produção da fotografia artística no estado da Paraíba. Tendo como recorte o curso FIC de extensão em fotografia artística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Tal aperfeiçoamento é ofertado de forma gratuita, propiciando a acessibilidade de um público diversificado. A metodologia utilizada foi de um estudo de caso com uma pesquisa participante. O texto explana acerca do tempo atual, sem perder de vista a historicidade do ensino, aprendizagem e fluidez da arte contemporânea paraibana, com enfoque no ensino e na produção da fotografia artística.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba


Graduado em Cinema e Audiovisual (UFPB), aperfeiçoado em fotografia artística
(IFPB), mestrando em Artes Visuais (PPGAV - UFPB /UFPE). Atua como fotógrafo
artístico e diretor de arte para cinema.

http://lattes.cnpq.br/1926911987569403

 

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BAZIN, André. O cinema ensaios. São Paulo: Editora Brasilienese, 1991.

BOURDIEU, Pierre e BOURDIEU, Marie-Claire. O Camponês e a Fotografia. Curitiba: Revista Sociologia e Política, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BRITES, Blanca; TESSLER, Élida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Tradução Maria Silva Mourão Netto, Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.p. 209-226.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

NÓBREGA, Hélder Paulo Cordeiro da. O ensino e a produção da fotografia artística: o caso do curso FIC de extensão do IFPB. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/24471267612020027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17029. Acesso em: 20 nov. 2024.