Fotografias feitas a mãos de escrita: uma poética do infravisual na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267612020040

Palavras-chave:

docência , escripção , fotografia , infravisual , poética

Resumo

O texto aborda conceitos e materiais trabalhados em aula a partir de uma proposta de estágio de docência em uma disciplina voltada para as licenciaturas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta se vale de exercícios de escrita e trabalha um viés poético, a partir de um visual fotográfico. Procura-se entrar na arte literária com o fazer da fotografia para escrever com o ínfimo, como um fator mínimo, o infra de um cotidiano visual da docência. Ao tomar esse fazer em uma concepção com o fotográfico, teríamos algo como um infravisual, uma poética. Compreende-se com Barthes (2013) que a escrita envolve um gesto manual e esse gesto ele o chama de escripção, se dá na prática de uma escrita manu-corporal. E, com Valéry (2018) e Adó (2013), como uma ação transformadora do espírito. Por fim, e por vias fotográficas, afirma-se o trabalho docente ao especular sobre o fazer artístico da escritora Virginia Woolf. Nisso, observa-se uma potência que pode, (ao extrair desses estudos recursos literários) viabilizar a produção de uma escrita em Educação que seja, ela mesma, de tropo fotográfico. Ou seja, um pensamento fotográfico que se produz por uma poética do infravisual.

 



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Biografia do Autor

Steph Lotus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Filosofias da Diferença e Educação pela Faculdade de Educação - FACED/UFRGS. Graduada em licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Atua como Fotógrafa, Artista Visual e Professora de Artes. Ministra cursos e workshops. Tem experiência na área da Fotografia e pesquisa em Artes visuais. Tem atuação na área de Educação com ênfase em Artes Visuais, pesquisa principalmente a área da Fotografia relacionada com os seguintes temas: arte educação, escrita, literatura, processos alternativos em fotografia.

http://lattes.cnpq.br/6699575165075694

Máximo Daniel Lamela Adó, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenador o AtEdPo – Ateliê de Educação Potencial. Doutor em Educação (UFRGS). Mestre e Teoria Literária (UFSC) e Licenciado em Ciências Sociais (UFSC).

 

http://lattes.cnpq.br/5778480459612105

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

LOTUS, Steph; LAMELA ADÓ, Máximo Daniel. Fotografias feitas a mãos de escrita: uma poética do infravisual na Educação. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/24471267612020040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/17020. Acesso em: 20 dez. 2024.