Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019025Palavras-chave:
educação infantil , arquiteturas de jogo , instalaçoes , pesquisa com crianças , arte contemporâneaResumo
O presente artigo com base nos Estudos Sociais da Infância e no campo da Arte, deriva do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O qual, buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo (ABAD, 2008) para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2018. O percurso metodológico da investigação foi pautado pela pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas de jogo se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.Downloads
Referências
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