O Desenho-Escritura de Ana Hatherly e Mira Schendel
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019029Palavras-chave:
desenho, escrita, Artes Visuais, narrativas, memóriaResumo
A arte contemporânea é um regime de saber que tem se tornado cada vez mais permeável, portanto as contaminações entre disciplinas e meios é uma recorrência. Os desenhos de Mira Schendel e Ana Hatherly que se fundem. Com seus textos e escrituras são exemplos do diálogo entre narrativas, memórias e diários que expandem o processo plástico. O presente artigo aborda o desenho das duas artistas e sua relação com a escrita.
Downloads
Referências
BATEL,Joana. In:https://gulbenkian.pt/museu/artist/ana-hatherly/ 2010.
BENJAMIN, Walter. Experiencia e pobreza.In: Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 10. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 1996. v. 1: magia e técnica, arte e política.
KAMENZAIN, Tamara. Tâmara. Bordado y costura del texto.in: Historia de amor (y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós, 2002. pp. 205/211.
MARTINS, Marta.Quase coisa nenhuma. Fpólis: Cultura&barbárie, 2018.
PIRES do VALE, Paulo. Ana Hetherly e o Barroco, Num jardim feito de tinta.Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
STIGGER, Veronica: O esvaziamento: MiraSchendel e a poesia da destruição.Academia. Edu. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.