Uma reflexão autoenográfica sobre a aprendizagem e o ensino do desenho
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019010Palavras-chave:
desenho, figura humana, autoetnografia, aprendizagem, ensinoResumo
Esse texto aborda o tema da aprendizagem e do ensino de desenho a partir de uma vivência pessoal. Tem o objetivo de compartilhar experiências sobre um contexto específico, passível de comparações com outros casos desse campo de estudos. A partir da perspectiva autoetnográfica de David M. Hayano (1979), constrói uma narrativa biográfica cronológica. Apresenta uma síntese descritiva de eventos cotidianos relacionados à problemática do desenvolvimento de habilidades técnicas do desenho figurativo. Descreve algumas das dificuldades encontradas durante as atividades de ensino de desenho em cursos de graduação na área de artes visuais. Relaciona algumas das estratégias utilizadas para superá-las, e finaliza com uma reflexão sobre o papel das repetições e correções na aquisição destas competências.
Downloads
Referências
BAMMES, Gottfried. The Complete Guide to Anatomy for Artists & Illustrators: Drawing the Human Form. England: Kent: Watson-Guptill, 2017.
CALDERÓN, Alfonso. Dibujando la figura humana. 5 ed. Barcelona: CEAC, 1981.
DÉLAVIER, Frédéric. Guia dos movimentos de musculação para mulheres: Abordagem anatômica. São Paulo: Manole, 2003.
DÉLAVIER, Frédéric. Guia dos movimentos de musculação: Abordagem anatômica. São Paulo: Manole, 2000.
GALVÃO, Alfredo. Noções de Anátomo-Fisiologia Artística e de Proporções: proporções da figura humana e do cavalo. Rio de Janeiro: Globo: 1942.
HAYANO, David M. Auto-Ethnography: paradigms, problems, and prospects. In: Human Organization. New York: Society for Applied Anthropology. 1979, Vol. 38, n. 1, p. 99-104. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44125560. Acesso em: 26 jun. 2019.
PARRAMÓN, José Maria. Cómo dibujar la figura humana. Barcelona: Parramón, 1986.
RICHER, Paul. Artistic Anatomy. Reprint. New York: Watson-Guptill, 1986.
WINSLOW, Valerie L. Classic Human Anatomy in Motion: The Artist's Guide to the Dynamics of Figure Drawing. Reprint. New York: Watson-Guptill, 2015.
WINSLOW, Valerie L. Classic Human Anatomy: The Artist's Guide to Form, Function, and Movement. Reprint. New York: Watson-Guptill, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.