Cy Twombly: Rabiscos, Manchas e Borrões.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019086Palavras-chave:
desenho, pintura , superfícieResumo
O artigo discorre sobre algumas das características que compõem o desenho e a pintura; como essas duas linguagens se relacionam e onde se distinguem. O texto se apoia nos escritos de Roland Barthes em que o filósofo analisa as obras de Cy Twombly realizadas no período de 1961 a 1979 e no ensaio de Walter Benjamin que data de 1917, no qual o autor apresenta de maneira disjuntiva os elementos da pintura e os do desenho. As duas reflexões examinam aspectos como a mancha, o suporte, o traço, inscrições e grafismos. Barthes comenta sobre elementos que estão presentes nas pinturas de Twombly que poderiam ser tidos como exclusivos do vocabulário do desenho. A partir das abordagens apresentadas pelos dois filósofos, pretende-se promover um debate sobre essas duas linguagens, problematizar as especificidades de cada uma bem como refletir como essas características se mostram na arte mais recente.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso. Edições 70. Lisboa - Portugal, 1982.
BARTHES, Roland. A sabedoria da arte. Catálogo da 23ª Bienal de São Paulo: Salas Especiais. São Paulo, 1996.
BARTHES, Roland. Cy Twombly ou Non Multa Sed Multum. Guia das Artes, nº 39. A Casa Editorial Paulista Ldta. São Paulo, 1996.
BENJAMIN, Walter. Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha. http://www.rae.com.pt/Caderno_wb_2010/Benjamin%20Zeichen%20und%20Mal%20port.pdf em 07 junho 2012.
DAIGLE, Claire. Lingering at the threshold between word and image - Cy Twombly. http://www.tate.org.uk/context-comment/articles/lingering-threshold-between-word-and-image pesquisado em 22 de julho de 2012.
http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=79852 em 10 junho 2012.
SEROTA, Nicholas. http://www.cytwombly.info/twombly_writings5.htm em 05 de maio de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.