Perguntas, anotações [sob exercícios de escrita e escuta]
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019114Palavras-chave:
Experiência, processo de escrita , escuta de processos , silêncioResumo
O presente texto foi escrito sob o efeito de propostas de exercícios de escrita e escuta, e a partir da reverberação de apontamentos e reflexões ocorridas durante e após a oficina Laboratório Imersivo - Projeto TUBO DE ENSAIO, por mim conduzida em parceria com Andrea Bardawil, no SESC-Cacupé, em Florianópolis, em 2015. A oficina integrou as atividades do Projeto TUBO DE ENSAIO - Composição [Interseções + Intervenções], coordenado por Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres. Deste modo, este texto desdobra reflexões de um texto homônimo, publicado no livro Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (2016), investigando algumas de suas perguntas e indicando outras reverberações de experiências, as quais atravessam meus processos enquanto artista, professora e pesquisadora. As anotações propõem diálogos com George Brecht, Yoko Ono, John Cage, Jorge Larrosa, Thierry Davila, Maurice Blanchot, David Le Breton, entre outros autores.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O neutro: anotações de aula e seminários ministrados no Colllège de France, 1977-1978. (apresentação por Thomas Clerc). São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BRECHT, George. Eventos (notas reunidas), 1961. In: O que é Fluxus? O que não é! O porquê. Rio de Janeiro, Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, Detroit: The Gilbert & Lila Silverman Fluxus Collection Foundation, 2002.
BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Revoluções musicais: a música contemporânea depois de 1945. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.
CAGE, John. John Cage: Dois toques para o Brasil (entrevista). In: Código 3. Salvador, agosto 1978.
DAVILA, Thierry. Marcher, Créer: Déplacements, flâneries, derives dans lárt de fin du XXe siècle. Paris: Éditions du Regard, 2002.
GOLDSMITH, Kenneth. Fidget. Toronto: Coach House Books, 2010.
GOLDSMITH, Kenneth apud PERLOFF, Marjorie. “VOCABEL SCRIPTSIGNS”: Differential Poetics in Kenneth Goldsmith's Fidget . In: GOLDSMITH, Kenneth. Fidget. Toronto: Coach House Books, 2010.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LE BRETON, David. Do Silêncio. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014.
ONO, Yoko. Grapefruit: A Book of Instruction and Drawings. New York: Simon & Schuster, 2000.
ONO, Yoko.(Entrevista). In: OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas: volume 1. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Cobogó, Inhotim, 2009, p. 31-52.
SCHWITTERS, Kurt. Beingrenzen. In: CAMPOS, Augusto de. Irmãos germanos. Florianópolis: Editora Nôa Nôa, 1992, s/p.
SICHEL, Berta; FRANK, Peter (orgs.). Fluxus y Fluxfilms: 1962-2002. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2002.
STOLF, Maria Raquel da Silva. Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras]. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. (com CD de áudio).
STOLF, Maria Raquel da Silva. Perguntas, anotações [sob exercícios de escrita e escuta] In: MEYER, Sandra; XAVIER, Jussara;
TORRES, Vera (orgs.). Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções]. Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016, v.1, p. 21-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.