Professor-artista em desbravamento
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019009Palavras-chave:
professor-artista, desbravamento , atravessamentoResumo
Este artigo pretende lançar algumas reflexões acerca dos processos de formação do professor-artista, tomando como perspectiva o conceito de desbravamento. Este conceito foi tramado a partir de explorações em lugares abandonados e, derivado de um projeto artístico, passou a fazer parte dos investimentos de pesquisa do autor. Neste sentido, o termo designado para a produção artística também ganhou forças para as questões teóricas, lançando vistas às saídas em busca da formação do professor de Artes Visuais pelos caminhos que compõem o professor-artista. Caminhos esses que ultrapassam os espaços formais de aprendizagem e nutrem-se da diversidade de ações realizadas ao longo dos processos de formação.
Downloads
Referências
ASSIS, H. L. Narrativas de aprender, narrativas de ensinar: como venho aprendendo a ensinar artes visuais. In: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais. (1-18). Santa Maria. 2010. Acedido em 10/07/2016, em https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2139
DELEUZE, G. & PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta. 1998.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2015.
ROGERS, A. The Classroom and the Everyday: The importance of Informal Learning for Formal Learning. In: Investigar em Educação: Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (07-34). Portugal. 2014. Acedido em 12/03/2018, em http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/3
ROMAGUERA, A. e? e escrita e(m) educação. In: Amorim, A.C.; Marques, D. & Dias, S.O. (Orgs.) Conexões: Deleuze e vida e fabulação e... (127-141). Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq; Campinas: ALB. 2011.
SANTANA, A. F. T. & SANTOS, A.C. Um possivel olhar acerca dos elementos que compõem o ser professor. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2015. Acedido em 10/05/2017, em https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1172
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.