O autor-produtor-artista-etc na era das publicações independentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019079Palavras-chave:
arte impressa, editoração artesanal , publicações independentes , artistaResumo
Walter Benjamin já havia anunciado na primeira metade do século XX as consequências do desenvolvimento das técnicas de reprodução de imagens no universo das artes visuais. Na contemporaneidade, a virtualidade da world wide web (www) e as facilidades proporcionadas pelos impressos digitais, têm impactado severamente o universo das artes gráficas e editoriais independentes. Exemplo disso é a proliferação de feiras de impresso em âmbito nacional e internacional, além das facilidades proporcionadas pelas lojas virtuais e redes sociais. Este artigo pretende levantar reflexões sobre o mercado editorial independente, trazendo as experiências em práticas editoriais artesanais. Este texto também pretende abordar brevemente sobre a aura dessas publicações e sua fabricação artesanal. Produzidos um a um, por pessoas, artistas do livro, e não unicamente por máquinas em processos industriais automatizados.
Downloads
Referências
BASBAUN, R. Manual do artista-etc. 1ªed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue. 2013.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política; 3ªed. São Paulo: Brasiliense. 1987
DWORKING, C. Faça ou faça você mesmo. Tradução de Regina Melim. 1ªed. Florianópolis: Parêntesis, 2018.
MORAIS, Fábio. Sabão. 1ªed. Florianópolis: Parêntesis, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.