Ensaio Visual - Um ateliê dentro da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267432018142Resumo
Nessas imagens, narro trecho do meu percurso de pesquisa de doutorado, iniciada em 2017 no PPG IA UNESP ela busca investigar concepções e práticas do campo da mediação cultural em museus e instituições culturais como oficinas, ateliês e outras proposições artísticas concebidas por arte/educadores para diversos públicos. Os meus referenciais teóricos e metodológicos vêm sendo compreendidos na convergência e hibridização com experiências artísticas pessoais, materializadas por meio de desenhos, fotografias e registros em cadernos de campo que ajudam a compor os trabalhos das disciplinas obrigatórias cursadas. Com base em John Dewey, entre outros teóricos, construo uma pesquisa que em si mesma seja experiência artística e estética. Quem sabe, é possível assim, imaginar um ateliê dentro da própria pesquisa, como espaço de pensamento, criação e conhecimento.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A tarefa do Tradutor In Gagnebin, J. M. (Org.). Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages. São Paulo: Ed. 34, 2011
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MARESCA, Sylvain. O silêncio das Imagens In SAMAIN, Etienne(Org.) Como pensam as Imagens. 1ª. reimp. Campinas: Ed. Unicamp, 2014, pp. 37-40.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 27. ed. Petropólis: Vozes, 2012.
PASSOS,Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP, Annablume, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.