Exercícios para uma poética da solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267422018036Palavras-chave:
arte , não arte, experiências compartilhadas , poética da solidariedadeResumo
Neste texto, é feita uma crítica ao binômio arte e não-arte, tomando como base a noção de arte de matriz europeia, expandida pelos processos de colonização, a partir da era moderna. Como desdobramento da discussão proposta, busca-se esboçar alguns parâmetros para uma poética da solidariedade, fundada na natureza das relações de vínculo entre as pessoas no exercício da sensibilidade, nos processos de criação e compartilhamento.
Downloads
Referências
BORRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
COLOMBRES, Adolfo. Teoría transcultural del arte: hacia um pensamiento visual independiente. Buenos Aires: Del Sol, 2005.
MARTINS, Alice Fátima; ROCHA; Cleomar. Arte relacional em uma poética colaborativa: NÓS & NÓS. In MEDEIROS, Afonso;
HAMOY, Idanise, (Orgs.) Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Belém: ANPAP; PPGARTES/ICA/UFPA, 2013.
RELICÁRIO Olhos d'Água. Vídeo. Direção e produção: Zé Nobre. Duração: 18 min. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=e6kjPxZ450o> , Acesso em 13 jun. 2018.
RICO, Katia Olalde. Cartografias críticas. Volumen I. Los Angeles: California State University, 2018.
RUGIU, Antonio Santoni. Nostalgia do mestre artesão. Campinas: Autores Associados. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.