Ensino de Arte na Pedagogia: possibilidades na formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017039Palavras-chave:
formação docente, ensino , artes visuaisResumo
O objetivo deste trabalho organiza-se em articular algumas questões sobre a formação continuada em artes visuais para pedagogos. Aqui, o intuito concentra-se em discutir questões sobre a própria formação docente, incluindo alguns aspectos históricos sobre como a formação docente vem sendo pensada nos âmbitos educacionais; apontar um pouco do trajeto de um curso de formação continuada realizado com professores da rede municipal de ensino da prefeitura de Florianópolis/SC; bem como propor algumas questões para problematizar esferas da formação docente e tratar de caminhos outros para a formação continuada. Para tanto algumas articulações teóricas são elencadas como meio de potencializar a discussão e ampliar possibilidades nos espaços educacionais em concomitância com a apresentação da proposta realizada.
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima. Resistências nas sociedades de controle: um ensino de filosofia e subversões. In: AMORIM, Antônio
Carlos; GALLO, Silvio; OLIVEIRA, Wenceslao Machado de. (orgs.). Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e... Petrópolis: De Petrus, 2010.
CORAZZA, Sandra Mara. O docente da diferença. Revista Periferia/FEBF. Uerj, vol.1, nº 1, 2008. Disponível em http://www.febf.uerj.br/periferia/index_files/Page892.html Similar. Acesso em 12 de fevereiro de 2017.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2009
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. - 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo. Florianópolis, 2012.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, Arte e Invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o Currículo. Goiânia: Núcleo Editorial da FAV, 2004.
VEIGA-NETO. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, Cacilda; SILVA, Lauraci D. & POLENZ, Tamara (org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. p. 65-83. ISBN: 85-7528-104-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.