Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Processos e Procedimentos em Cenas Pedagógicas

2023-06-22

Volume 3 - 2023 (dezembro/janeiro)

Tema: Processos e Procedimentos em Cenas Pedagógicas

 "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."

John Dewey -  Como Pensamos.

 

A Revista Apotheke, periódico on-line de acesso livre e universal, receberá artigos científicos inéditos sobre a temática " Processos e Procedimentos em Cenas Pedagógicas", que constituem o caminho investigativo para a docência. O desafio ainda é o da relação entre teoria e prática e isto se visualiza nas escolhas dos processos e procedimentos  que envolvem pesquisa e provocam estesia. Interação e experiência estética (Dewey), experimento (Peirce), experiência (Dewey; Larrosa), desafios estéticos (Arnhein; Barbieri; Holm), em práticas sociais (Vigotsky; Freire; hooks), nos levam a pensar em mesas provocadoras, ateliês, clínicas, laboratórios, proposições artísticas e performances. Vão além da visão modernista de apenas oferecer espaço de criação e esperar os bons resultados  que surgirão espontaneamente nas crianças pelo apelo visual que os materiais provocam (sic). Procedimentos e processos, que são planejados cuidadosamente na proposição de espaços preparados, de mesas de trabalho, da criação de objetos propositores, de visitas especialmente planejadas. Procedimentos e processos que instauram a estesia, o estado de criação, a nutrição estética, a ampliação da “coleção de exemplos” (Du Duve), e também, trabalham com a memória, os anseios, os medos, a "síndrome do pode”, o vazio. E para isso exercitam a escuta, o diálogo, o acompanhamento dos processos, a avaliação formativa. Narrativas, registros, portfólios são meios de oferecer confiança e coragem para impulsionar ir além de si mesmo, de procurar em si a imaginação, a percepção e a curiosidade. Neste sentido, observar, mapear ou cartografar, analisar, refletir e sobretudo, criar são ações que encaminham e aproximam a teoria e a prática, assunto e tema, meios e métodos, avaliações e continuidades, conteúdo e forma, Como projetamos nossas aulas? Como escolhemos o que levaremos aos nossos alunos e alunas? Como saber compor sobre o contexto onde nos situamos? Ou finalmente, como nos desafiamos. Da relevância da escritura sobre nossas ações, projetos e abordagens, como condição de pesquisa, até nossas inquietações, problemas, métodos e desejos.  

A Revista também aceita entrevistas, ensaios, traduções, notas de experiência e resenhas sobre o tema. Os trabalhos devem ser postados diretamente no sistema de submissão, seguindo normas específicas da Revista e nossa política editorial. O periódico usa o sistema de avaliação por pares e os textos podem ser remetidos em português, espanhol ou inglês.

Editores e organizadores: Fábio Wosniak (UNIFAP), Jociele Lampert (UDESC) e Mirian Celeste Martins (UPM)