Práticas artísticas LGBTI+ para uma educação dissidente

2020-05-28

TEMAS E PRAZOS

Dossiê para publicação Dezembro 2020

Dossiê: Práticas artísticas LGBTI+ para uma educação dissidente / Prácticas artísticas LGBTI+ para una educación disidente / LGBTI+ artistic practices for dissident education

Este dossiê se propõe a reunir trabalhos que analisam as práticas artísticas LGBTI+ nas artes visuais, compreendendo desde a pintura até a performance, portanto, não elege uma linguagem que se constitua como única expressão dos modos de pensar/criar dos artistas LGBTI+. Entendemos que estas práticas artísticas são realizadas em lugares e tempos por artistas dissidentes sexuais e de gênero, orientados por diferentes abordagens que desarticulam, tencionam e provocam um debate sobre as relações entre arte e dissidências sexuais e de gênero, arte e política, arte e vida. O dossiê objetiva, também, visibilizar como estas práticas artísticas estão entrando nos contextos educativos formais e informais a partir das iniciativas de professoras e professores dissidentes sexuais e de gênero e como pensamos a partir das práticas artísticas LGBTI+ uma educação dissidente. Trata de potencializar a prática das artes e seu impacto na prática educacional. Para isso, é estabelecido um paralelismo entre diferentes práticas, uma vez que a(o) professora(or) de artes também é um artista, de modo que seu "trabalho artístico" transcende as fronteiras dos espaços de arte tradicionais (museus, galerias) para transformar salas de aula em verdadeiros espaços de pesquisa artística.

Este dossier (monográfico) propone reunir trabajos que analizan las prácticas artísticas LGBTI + en las artes visuales, que van desde la pintura hasta la performance, por lo tanto, no elige un lenguaje que constituya la única expresión de las formas de pensar / crear de los artistas LGBTI +. Entendemos que estas prácticas artísticas se llevan a cabo en lugares y tiempos por artistas disidentes sexuales y de género, guiados por diferentes enfoques que desmantelan, tensan y provocan un debate sobre las relaciones entre el arte y las disidencias sexuales y de género, el arte y la política, el arte y la vida. El dossier (monográfico) también tiene como objetivo hacer visible cómo estas prácticas artísticas están entrando en los contextos educativos formales e informales a partir de las iniciativas de maestros y maestras disidentes sexuales y de género y cómo pensamos desde las prácticas artísticas LGBTI + una educación disidente. Se trata de reivindicar la práctica de las artes y su repercusión en la práctica educativa. Para ello se establece un paralelismo entre diferentes prácticas, ya que el profesorado de artes también es artista, de modo que su “obra artística” transciende las fronteras de los espacios tradicionales del arte (museos, galerías) para convertir las aulas en verdaderos talleres de investigación artística.

This dossier proposes to bring together works that analyze LGBTI + artistic practices in the visual arts, comprising from painting to performance, therefore, it does not choose a language that constitutes the only expression of the ways of thinking / creating of LGBTI + artists. We understand that these artistic practices are carried out in places and times by sexual and gender dissenting artists, guided by different approaches that dismantle, intend and provoke a debate about the relations between art and sexual and gender dissidences, art and politics, art and life. The dossier also aims to make visible how these artistic practices are entering the formal and informal educational contexts from the initiatives of sexual and gender dissident teachers and teachers and how we think from the LGBTI + artistic practices to a dissident education. It tries to enhance the practice of the arts and its impact on educational practice.

For this, a parallelism between different practices is established, since the art teacher is also an artist, so that her "artistic work" transcends the boundaries of traditional art spaces (museums, galleries) to transform classrooms into real spaces for artistic research.

 

Organizadores: Prof. Dr. Ricard Huerta (Universitat de València/ES) e Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa (URCA/CE)

Editores: Profa. Dra. Jociele Lampert e  Prof. Dr. Fábio Wosniak

Prazo limite para envio: 20 de outubro  2020.