Machadão em chamas e pintura de guerra: notas sobre violência, estética e política na caracterização do espetáculo Anjos de Cara Suja

notes on violence, aesthetics and politics in the characterization of the show Anjos de Cara Suja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250202

Resumo

O artigo aborda a relação entre estética, política e identidade no espetáculo Anjos de Cara Suja, criado pela CiA dXs TeRrOrIsTaS em parceria com mulheres trans e travestis sobreviventes do sistema prisional. A narrativa se estrutura a partir das histórias de duas mulheres trans que enfrentaram a violência social e institucional. O texto explora a maquiagem e o figurino como elementos de resistência e reconstrução identitária, destacando o conceito de “estética da precariedade” e práticas como a transmutação têxtil. A pesquisa revela como a caracterização no teatro e seus processos criativos podem atuar como ferramentas de empoderamento e transformação social para comunidades marginalizadas.

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Biografia do Autor

Murilo Moraes Gaulês, ECA/USP

Pós doutorando em Artes pela ECA/USP. Doutor em Corporeidades, Memórias e Representações Cênicas Contemporânea e Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. É fundador da CiA dXs TeRrOrIsTaS e coordenador do curso de extensão "Teatro, Prisão e a busca por novos imaginários possíveis" vinculado ao LADCOR/USP.

Victor Serra

Doutorando, Mestre e Graduado em Direito pela UNESP. Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação. Pesquisador do NEPAL (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Aprisionamentos e Liberdades) e do GEVAC (Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos).

Magô Tonhon

Magô Tonhon é maquiadora y educadora de beleza. Pensadora, é mestra em Filosofia pela USP. Atua como consultora em diversidade desde 2016 treinando equipes em diversas empresas. Co-fundadora da #LGBeauTé iniciativa de Beleza Cidadã contra a feiúra produzida pela normatividade.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

MORAES GAULÊS, Murilo; SERRA, Victor; TONHON, Magô. Machadão em chamas e pintura de guerra: notas sobre violência, estética e política na caracterização do espetáculo Anjos de Cara Suja: notes on violence, aesthetics and politics in the characterization of the show Anjos de Cara Suja. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27071. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

CARACTERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CÊNICA - Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica