Panorama da caracterização cênica no Brasil: formação, especialidades e mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250201%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

Palavras-chave:

Caracterizadores, Caracterização, Maquiadores, Visualidade

Resumo

Traça-se neste artigo um panorama da caracterização cênica no Brasil a partir dos Encontros de Caracterização, realizados pelo Laboratório de Caracterização e Adereços e pelo projeto de extensão Núcleo de Criação da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Estado do Rio de Janeiro, realizados entre 2020 e 2024. Busca-se o entendimento e a definição do termo caracterização a partir das teorias de Patrice Pavis e dos relatos dos artistas entrevistados, analisando-se a formação, as especialidades necessárias para a área da caracterização no audiovisual e nas artes cênicas, os problemas e os avanços no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Magalhães, Unirio

Doutora em Estudos da Linguagem - UFF / 2010, com a tese "Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica"; Mestre em Ciência das Artes - UFF / 2004, com a dissertação "Um rosto para a personagem: o processo criativo das maquiagens do espetáculo teatral 'Partido", do Grupo Galpão"; Especialista em maquiagem - Makeup Designory (MUD / USA); Bacharel em Artes Cênicas - UNIRIO. Atualmente, é professora associada na Escola de Teatro da Unirio, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Artes Cênicas. Coordena a Pesquisa “O corpo e a cidade: pesquisa sobre bodypainting”. Orienta Bolsistas de Ensino (Monitoria), Iniciação Científica, Extensão e Mestrado. Responsável pela caracterização/maquiagem de mais de 70 obras teatrais, além de diversos grupos teatrais. Experiência na área com ênfase em Corpo, Caracterização, maquiagem cênica, maquiagem de efeitos especiais, teatro e semiótica. Possui publicação de capítulos e artigos em revistas especializadas.Recebeu os prêmios: Avon Color / 1995, 2004; Coca-Cola / 2000; CBTIJ / 2016,2017; ISTAN Excellence award - China / 2018.

Referências

AROCHA, Orlando. Entrevista. In: Encontros de Caracterização na Quarentena, segunda edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2020. Disponível em: https://youtu.be/LNtT9n0fSfc?si=4aeRQDdX9zgcGLTA. Acesso em 15/02/2025.

BARRETO, Adeline. In: Encontros de Caracterização, nona edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2024 Disponível em: https://youtu.be/23BJwMg0b_M?si=AMh_uoXNNgbBnR5O. Acesso em: 27/02/2025.

BOTELHO, Leonardo. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, oitava edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2023 Disponível em: https://youtu.be/H2JWO5MRMuk?si=M3b2UZPvsAbb8fII. Acesso em 28/02/2025.

D’ALLAIRD, Michele et al. Milady maquiagem. Tradução: Solange A. Visconte. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2017.

DESIDÉRI, Márcio. Maquiagem Cênica: técnicas, processos e procedimentos. São Paulo: Editora Viena, 2024.

DESIDÉRI, Márcio. Processo criativo da maquiagem nas artes visuais: o ponto de vista de um “maquiartista”. Dissertação (Mestrado em Artes visuais) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo,2021.

HOMEM, Naiara. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, sexta edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2022. Disponível em: https://youtu.be/UkHnr7OlmTM?si=EBM4nWolTNwYIN7G. Acesso em 20/02/2025.

HOMEM, Naiara. As tintas do riso: maquiagem e palhaçaria. Salvador: Santa Luzia Editora, 2018.

LIMA, Duarte. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, oitava edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2023. Disponível em: https://youtu.be/tTnxH18f_tE?si=tCrXldwpQFJSCT-u. Acesso em 20/02/2025.

MAGALHÃES, Mona. Caracterização cênica: análise da formação e de processos criativos de maquiadores profissionais que trabalham com as artes cênicas e de grupos teatrais que têm a maquiagem como elemento visual constitutivo. Aspas, v. 10, n. 2, p. 145-158, 2020.

MAGALHÃES, Mona. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

MARINHO, Katia. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, nona edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2024. Disponível em: https://youtu.be/2etorY6c2TQ?si=e6qrfMpI0QzXebmx. Acesso em 19/02/2025.

MEDEIROS, Luciana Soares. Cor, luz e sombra. Reflexões sobre percepção e processo de criação de maquiadores-caracterizadores. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

OLIVEIRA, Arnanda. In: Encontros de Caracterização, oitava edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2024. Disponível em: https://youtu.be/YZazghomwbM?si=uHQkBBEe3oCKzD3g. Acesso em: 04/03/2025.

PALLOTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Atica, 1989.

PAULINO. Salésia. In: Encontros de Caracterização, sexta edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2022. Disponível em: https://youtu.be/tu7oeHwtmkw?si=9JwoyfBj8BFcDafJ. Acesso em: 21/02/2025.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PERETTI, Mariana. In: Encontros de Caracterização, nona edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2024. Disponível em: https://youtu.be/mpJUNR3VEZY?si=glYKy1V3XJZdhGeL. Acesso em: 01/03/2025.

SAN ROMAN, Feliciano. In: Encontros de Caracterização, quarta edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2021. Disponível em: https://youtu.be/mpk3PzGRpAQ?si=zB28lXQNUkKtZD1M. Acesso: 15/02/2025.

SCHLAGER, Pietro. In: Encontros de Caracterização, terceira edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2021. Disponível em: https://youtu.be/_-Z09lwvBwc?si=84u2Kwsqf8fg5RyL. Acesso em 16/02/2025.

SAMPAIO, José Roberto Santos. Maquiagem Teatral: uma experiência metodológica de ensino na Licenciatura em teatro. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

SOARES, Leonidas. Design cenográfico: a luz como elemento de transformação da aparência visual do intérprete. Porto Alegre: Marcavisual, 2024.

STEEN, Anna Van. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, segunda edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2020. Disponível em: https://youtu.be/KehI8P7n3UY?si=nCgaHyCRjzBNZy2O. Acesso em 18/02/2025.

TERRA, Tadeu. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, terceira edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2021. Disponível em: https://youtu.be/FSsTfeKjTIg?si=W1B23BcoqszWG3_d. Acesso em 19/02/2025.

ULLMANN, Livien. Entrevista. In: Encontros de Caracterização, quinta edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2022. Disponível em: https://youtu.be/PTFrqRRTzrs?si=dfPy0GONTBFAJtbS. Acesso em: 18/02/2025.

VITÓRIA, Waylla e MORAIS, Johnson. In: Encontros de Caracterização, décima edição. Rio de Janeiro: Núcleo de Criação Unirio, 2024. Disponível em: https://youtu.be/eg6TLkrpOhM?si=DyK2LW-OJvXsDpkb. Acesso em: 16/02/2025.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

MAGALHÃES, Monica. Panorama da caracterização cênica no Brasil: formação, especialidades e mercado de trabalho. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250201 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27010. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

CARACTERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CÊNICA - Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica