Lógos e cor no Quartett – Quarteto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240201

Palavras-chave:

lógos, cor, concepção, Quartett, Quarteto

Resumo

Este artigo discutiu prováveis conexões entre lógos espetacular e cor. O processo foi aplicado tendo como referência o texto Quartett de Heiner Müller e envolveu a observação da montagem baiana denominada Quarteto, realizada em 2014, através da consulta à fotografia e vídeo. Foram mencionadas interpretações daquilo que se viu em cena, sendo a fundamentação teórica nuclear provocada por Lee Watson, David Hays, e Linda Essig, tangenciando à noção de concepção no trabalho do theater designer. Com isso, esperou-se provocar teoria através da praxis do artista.

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Biografia do Autor

Eduardo Augusto da Silva Tudella, Universidade Federal da Bahia

Prof. Dept. de Técnicas do Espetáculo - UFBA. Diretor, Designer e Professor-Pesquisador. Premiado, tanto na produção bibliográfica, quanto artística. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestre em Design Teatral - Iluminação - New York University (1993) e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC. Artista convidado para a Quadrienal de Praga, 2015, expondo o projeto de cenografia e iluminação para a cena, no espetáculo Quartet, texto de Heiner Muller, espetáculo premiado com o Prêmio Cenim, 2014, Melhor Iluminação de Espetáculo, no Brasil. Atual tópico de pesquisa: Imagem e praxis cênico-espetacular: percursos de visualidades em corpos transdimensionais. 

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

TUDELLA, Eduardo Augusto da Silva. Lógos e cor no Quartett – Quarteto. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25666. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena