A luz como expressão: diálogos sobre a sensorialidade das cores no trabalho de Nadja Naira
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669040720240801Palavras-chave:
iluminação cênica, cor, sensação, processo de criaçãoResumo
Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado intitulada A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação cênica, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de São João del-Rei, como projeto atrelado ao Núcleo de Estudos em Técnicas e Ofícios da Cena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (Netoc/GPHPC/UFSJ). Trata-se aqui da exposição e análise de parte dos dados recolhidos no decorrer da pesquisa, composta pela seleção de trechos da entrevista realizada com a iluminadora Nadja Naira, em 26 de fevereiro de 2022 pela plataforma de videoconferência zoom. Além dos materiais selecionados, o artigo tem como objetivo fazer uma apresentação parcial dos resultados obtidos e divulgar a metodologia de trabalho utilizada no decorrer da pesquisa.
Downloads
Referências
BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a
teoria das cores de Goethe. São Paulo: Senac, 2006.
DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2017. E-book/Edição do Kindle.
FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.
GOETHE, J. W. Doutrina das cores. Trad. Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.
GOETHE, J. W. Contribuições para a óptica (1a parte) & O experimento como mediador entre objeto e sujeito. São Paulo: Antroposófica, 2011.
HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2021.
KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MALIÉVICTH, K. Forma, cor e sensação. Trad. Letícia Mei. São Paulo: Kinoruss, 2021.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MIRANDA, Helder Moraes. Resenhando: portal de cultura e entretenimento. Portal de Cultura e entretenimento. Disponível em: https://www.resenhando.com/2021/11/critica-sem-palavras- espetaculo-mostra.html. Acesso em: 15 ago. 2022.
NEWTON, I. Óptica. Trad. André K. T. Assis. São Paulo: Edusp, 2002.
PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda., 1982.
RESENDE, L. P. A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação em iluminação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes da Cena, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2022.
RESENDE, L. P.; NOSELLA, B. L. D. Não somos nós, a luz em cena: uma cartografia da pesquisa em iluminação cênica na pós-graduação no Brasil. Ponta Grossa: Atena, 2022. 70 p.
SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Interações físicas e psíquicas geradas pelas cores na iluminação teatral. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laura de Paula Resende, Berilo Luigi Deiró Nosella, Nadja Naira Flugel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.