Oficina de adereço “Chica Chica Boom do Século XXI”: uma experiência prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230207

Palavras-chave:

Design, figurino, educação

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa de mestrado em Design da EBA/UFRJ, tendo como título “O figurino-baiana de Carmen Miranda: identidade visual, cultura e design”. A proposta é mostrar como o estudo dos elementos teatrais, através da construção de adereços para o figurino, podem ser fundamentais para a formação do fazer artístico e técnico do estudante de Indumentária da EBA/UFRJ. A sala de aula passa a fazer parte da efetivação deste aluno trazendo experiências significativas no processo de formação profissional para o mercado de trabalho.  A partir de pesquisa, visita técnica, criação e desenvolvimento de projeto de figurino, o futuro figurinista se apropria de experiências reais de execução e de todo o processo construtivo. Para esta finalidade usamos os conceitos de Design associados às Artes Cênicas, por entender a semelhança de suas elaborações e construções em termos de metodologia projetual para nos guiar neste escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Martins Vido, Federal University of Rio de Janeiro

Doutoranda em Artes Visuais - Imagem e Cultura - PPGAV - EBA/UFRJ. Mestre em Design - Design e Cultura (PPGD) pela UFRJ (Centro de Letras e Artes - CLA / Escola de Belas Artes - EBA); possui graduação em Artes Cênicas; Indumentária (Figurino) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFRJ (2004). Licenciatura Plena em Educação Artística (Artes Visuais e Artes Cênicas), pela Universidade Candido Mendes (2006). Graduação em Comunicação Social; Jornalismo pela Sociedade Unificada Augusto Motta; SUAM (1989). Atua como professora nos cursos de Graduação e Pós Graduação, presencial e em EAD.

Madson Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutor em Design pela PUC-RJ (2010), Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGD; Escola de Belas Artes-EBA; Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Referências

CIPINIUK, Alberto; PORTINARI, Denise B. “Sobre métodos de Design”. In: COELHO, Luiz Antonio L. (org.). Design Método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006.

COELHO, Luiz Antonio L. “Percebendo o método” Revisado. In: COUTO, Rita Maria de Souza, et al. Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 2. ed., 2014.

COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book´s, 1. ed., 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra LTDA, 1971.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva. 2008.

VIDO, Maria do Carmo Martins. O figurino-baiana de Carmen Miranda: identidade visual, cultura e design. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Design, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://ppgd.eba.ufrj.br/producao-academica/o-figurino-baiana-de-carmen-miranda-identidade-visual-cultura-e-design/. Acesso em: 10 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

VIDO, Maria do Carmo Martins; OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. Oficina de adereço “Chica Chica Boom do Século XXI”: uma experiência prática . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23572. Acesso em: 27 abr. 2024.