A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230201

Palavras-chave:

figurinos carnavalescos, design de figurino, fantasia de carnaval, carnavalesco, designer temático

Resumo

O presente artigo apresenta considerações sobre a construção de um figurino carnavalesco proposto como releitura para um estudo sobre o processo criativo de Fernando Pinto no enredo “Como era verde o meu Xingu”, na GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1983, sob a ótica do Design, a partir da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Design-PPGD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Na pesquisa, buscamos entender, as transversalidades entre conceitos cênicos e a prática do fazer no desfile de escolas de samba, a partir das particularidades daquele projeto para produzir uma leitura compreensiva do enredo para os espectadores.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Paula e Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Mestre em Design, especializado em Figurin e carnaval, graduado e licenciado em Ciências Sociais. Professor da rede Estadual do Rio de Janeiro habilitado para Sociologa, Artes, História e Fundamentos da Cultura. Carnavalesco, designer de figurinos e cenotécnico.

Madson Luis Gomes de Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Design. Professor associado no curso de Graduação em Artes Cênicas - Indumentária e Pós-Graduação em Design, ambos alocados na Escola de Belas Artes - EBA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PAULA E SILVA, Luiz Antonio; OLIVEIRA, Madson Luis Gomes de. A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23537. Acesso em: 27 abr. 2024.