Irma Vidal: uma viagem pela profissão de iluminadora cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010320220802

Palavras-chave:

iluminação cênica, Irma Vidal, iluminadora nordestina, diálogos de iluminação

Resumo

Irma Vidal, natural do Rio Grande do Norte e radicada na Bahia na década de 70, é artista iluminadora, professora do Núcleo Cultural ICEIA, produtora e assessora técnica do Teatro Castro Alves, onde também já atuou como diretora de cena e gerente técnica do Balé Teatro. É reconhecida por sua trajetória de mais de 40 anos pelos palcos e garante uma representatividade técnica feminina no backstage da região. Em entrevista para A LUZ EM CENA, compartilha seus caminhos na iluminação cênica e conversa sobre sua experiência nos bastidores pelo mundo. Deixa também alguns conselhos para a nova geração que escolhe o mercado técnico profissional do fazer cultural.  Ganhadora de muitos prêmios por seus projetos de luz para grandes artistas e diretores, vem dialogar ainda sobre sua pesquisa de sistematização que está sendo desenvolvida no mestrado profissional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fala sobre seus desejos enquanto orientadora na formação de novos iluminadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila da Costa, Artois University

Atriz, iluminadora e pesquisadora. Doutoranda e integrante do Programa de Pesquisa LdS-Lumière de Spectacle na Universidadede Lille, Lille,França. Mestre em Artes da Cena e do Espetáculo Vivo -Universitéd’Artois, França. Graduada em Licenciatura Teatro pela UDESC com TCC sobre Iluminação cênica e o Corpo Atuante. Na França integra 3 compagnies de teatro e trabalha como técnica em iluminação no Teatro do Norte (Lille) e Ópera Nacional de Paris (Garnier).

Natasha Kerolen Leite da Silva, Federal University of Para

Artista-iluminadora-pesquisadora e técnica de iluminação cênica do Estado do Pará. É Mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará, com formação em Licenciatura em Dança também pela UFPA e Design de Interiores pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Exerce a profissão de arte-educadora e iluminadora há mais de 15 anos e assina luz para produções de dança, teatro, filmagens e shows. Idealizadora do Coletivo ALUMIÁ (2015) e articuladora do Movimento MULHERES NA TÉCNICA - PARÁ (2019); professora de artes na rede municipal de Belém; servidora no Teatro Universitário Cláudio Barradas e orientadora em Projetos de Pesquisa e Extensão pela Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

COSTA, Priscila da; SILVA, Natasha Kerolen Leite da. Irma Vidal: uma viagem pela profissão de iluminadora cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 3, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/27644669010320220802. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22451. Acesso em: 28 mar. 2024.