Memorial técnico de artesanias Iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico

Autores

  • Marcelo Flecha Pequena Companhia de Teatro

Resumo

Este memorial não segue nenhum preceito da escrita acadêmica, o termo “memorial” parte da definição básica do léxico como “Relato de memórias”, e visa apresentar a trajetória do iluminador Marcelo Flecha, de São Luís/MA, num plano mais imagético que discursivo, estabelecendo um panorama geral da sua produção.

Biografia do Autor

Marcelo Flecha, Pequena Companhia de Teatro

Marcelo Flecha, argentino naturalizado brasileiro e residente no Maranhão desde 1978, é diretor, dramaturgo, iluminador, pesquisador, cenógrafo e escritor. Diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, em São Luís/MA, da qual é membro fundador. Dirigiu e iluminou mais de trinta espetáculos, dentre eles, todo o repertório da Pequena Companhia de Teatro. Detentor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos se apresentaram em mais de cem cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação nacional.  Dirigindo e iluminando montagens de grupos de teatro nordestinos já ganhou seis vezes o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz. O livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura e pelo SESC/MA para publicação, e reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. Criador do Quadro de Antagônicos (método de treinamento para o ator), da Transposição de Gêneros (instrumento de confecção de dramaturgia), e de Artesanias Iluminocenográficas (pesquisa em iluminação), suas atividades formativas foram realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros e foram selecionadas para o projeto SESC Dramaturgias, além de ministrar disciplina de iluminação na SP Escola de Teatro.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

FLECHA, M. Memorial técnico de artesanias Iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-37, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21462. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Memorial de Criação Cenográfica