Memorial técnico de artesanias Iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico

Autores

  • Marcelo Flecha Pequena Companhia de Teatro

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210601

Resumo

Este memorial não segue nenhum preceito da escrita acadêmica, o termo “memorial” parte da definição básica do léxico como “Relato de memórias”, e visa apresentar a trajetória do iluminador Marcelo Flecha, de São Luís/MA, num plano mais imagético que discursivo, estabelecendo um panorama geral da sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Flecha, Pequena Companhia de Teatro

Marcelo Flecha, argentino naturalizado brasileiro e residente no Maranhão desde 1978, é diretor, dramaturgo, iluminador, pesquisador, cenógrafo e escritor. Diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, em São Luís/MA, da qual é membro fundador. Dirigiu e iluminou mais de trinta espetáculos, dentre eles, todo o repertório da Pequena Companhia de Teatro. Detentor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos se apresentaram em mais de cem cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação nacional.  Dirigindo e iluminando montagens de grupos de teatro nordestinos já ganhou seis vezes o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz. O livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura e pelo SESC/MA para publicação, e reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. Criador do Quadro de Antagônicos (método de treinamento para o ator), da Transposição de Gêneros (instrumento de confecção de dramaturgia), e de Artesanias Iluminocenográficas (pesquisa em iluminação), suas atividades formativas foram realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros e foram selecionadas para o projeto SESC Dramaturgias, além de ministrar disciplina de iluminação na SP Escola de Teatro.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

FLECHA, Marcelo. Memorial técnico de artesanias Iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–47, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210601. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21462. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Memorial de Criação Cenográfica