Possibilidades didáticas do ensino virtual em iluminação cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210206

Palavras-chave:

iluminação cênica, pedagogia da luz, processo criativo

Resumo

Este artigo analisa a experiência sobre o ensino em iluminação cênica realizado de modo virtual, explorando as “novas” possibilidades e o uso de ferramentas didáticas e pedagógicas neste processo de ensino.  É explorado no texto, os procedimentos metodológicos e teorias, utilizadas pelo professor de iluminação, Ciel Carvalho, no planejamento e execução do curso “O Movimento da Luz Como Elemento Cocriador na Dança”. As aulas foram realizadas em abril de 2021, por meio da plataforma online google meet, dentro do projeto ateliês de criação do Arte Urgente. Neste artigo são relatadas as dificuldades, inseguranças e superações do ensino virtual em iluminação cênica, em curso ministrado durante a pandemia da Covid-19. No texto, é relatado, através de entrevistas e análise de dados, a experiência do processo criativo realizado pelos(as) alunos(as) e professor do curso, no qual o conceito de luz presente, de TEIXEIRA (2019) foi utilizado como dispositivo criador da dramaturgia de vídeos danças/performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesdey Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Wesdey de Alencar Freitas é Ator, dançarino, intérprete criador, produtor, professor e pesquisador. Mestre em Artes pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) com linha de pesquisa em processos de cração em Arte. Especialização em Artes com área de conhecimento na educação, pela Faculdade Vale Nova do Imigrante (Venda Nova do Imigrante - ES). Graduado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no curso de Licenciatura em Teatro. Formado no Curso Técnico em Dança (Porto Iracema das Artes, Instituto Dragão do Mar, SESC/SENAC). Atuou como Bolsista de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. Foi aluno-pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa e Extensão Poéticas do Corpo (IFCE/CNPq), sob direção da Prof. Dra. Mônica Braga Marçal Dominé. Trabalhou como educador e assistente de educativo no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2011 - 2013). Atua como bailarino na Cia de Dança Rossana Pucci (Fortaleza-CE) e Professor de Jazz no Espaço Rossana Pucci (Fortaleza-CE). Foi professor de Jazz na Baillart Academia (FOrtaleza-CE) Foi aluno bolsista da Usina M Academia de Dança nas modalidades de Lyrical Jazz, Stiletto, Balé Clássico e Sapateado. Desde 2009 atua profissionalmente como ator, bailarino/dançarino, coreógrafo e produtor em diversos trabalhos. Integrou elenco de diversas companhias de teatro e de dança na cidade de Fortaleza, como Cia Teatral Acontece, Poéticas do Corpo, Cia Desconexo, Caravana Tragos e Garotos de Propaganda.

Referências

BONFITTO, M. Tecendo os sentidos: a dramaturgia como textura. Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.20396/pita.v1i1.8634753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634753.

GRAHAM, Katherine. In the Shadow of a Dancer: Light as Dramaturgy in Contemporary Performance. Contemporary Theatre Review, 28:2, 196-209, DOI: 10.1080/10486801.2017.1412953. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10486801.2017.1412953

SOUZA, Iara Regina Da Silva. Os Sonhadores Das Sombras: Uma Cartografia poética Das micropolíticas De resistência Da Dramaturgia Da Luz Opus Lux. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de Aveiro (Portugal).

TEIXEIRA, Jociel Carvalho. A Luz Presente: Um Percurso De Construção Dramatúrgica Da Luz Cênica. 2020. 143 Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Artes, Campus Fortaleza.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

ALENCAR, Wesdey. Possibilidades didáticas do ensino virtual em iluminação cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21164. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual