Trajes de cena iluminados: um estudo para a montagem de um espetáculo baseado em Hamlet-Máquina

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DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210205

Palavras-chave:

iluminação, teatro, traje de cena, tecnologia

Resumo

A presente investigação busca analisar exemplos de trabalhos que apresentem iluminação bordada em vestes, a fim de observar quais poderiam ser seus principais usos no campo cênico e em quais outras funções essa iluminação, que parte do corpo do ator, podem se aplicar. O estudo é dedicado à realização da direção de arte para a montagem do espetáculo Hamlet-Máquina (MULLER, H.; 1977) realizado pelos grupos de extensão Teatro Ludos, AdaLab e LATA todos da Universidade Federal de Goiás. Foram realizados oito encontros virtuais para as leituras dos textos Hamlet (Shakespeare) e Hamlet-Máquina, bem como estudos sobre trajes de cena, história da moda e das identidades, assim como, especulações de uso e história das máscaras. Ao longo das discussões optamos por atualizar a contextualização da dramaturgia a partir de temas da atualidade como o trans-humanismo e a impossibilidade de escapar das sistematizações da vida digital. Com relação à direção de arte destacou-se o interesse por utilizar trajes e elementos cênicos iluminados de fácil mobilidade. Os ensaios ainda não se iniciaram. Mas aproveitamos o ensejo para pesquisar previamente sobre a relação entre iluminação e traje de cena através de coleta de dados de fontes secundárias. Observamos que a iluminação associada às vestes, de um modo geral, aparece para fins de efeitos especiais (efeito justificado de acordo com a definição de Cibele Forjaz Simões, 2015) que geram destaque ou com efeito semelhante ao teatro de luz negra. Encontramos também em trabalhos mais recentes, o uso da iluminação como parte do método ou dos procedimentos internos utilizados pelo artista, bailarino ou performer. Detectamos a falta de uma iluminação mais pervasiva, com menos efeito especial e que combine aspectos que possam tornar visíveis o trabalho do ator, bem como, o espaço ao seu redor e que, ao mesmo tempo, contribua para a visualidade da cena.

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Biografia do Autor

Rafaela Blanch Pires, Universidade Federal de Goiás

Professora dos cursos de Direção de Arte e Teatro Licenciatura na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Designer de Moda (UDESC), bacharel em Letras-Alemão (UFSC), mestre em Têxtil e Moda (EACH-USP), pesquisadora visitante no Wearable Senses Lab (Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda) e doutora em Design e Arquitetura (FAU-USP). É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADALAB. Tem como objetivos de investigação o estudo e o desenvolvimento de práticas artísticas que interrelacionam corpo, moda arte e tecnologias.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

PIRES, Rafaela Blanch. Trajes de cena iluminados: um estudo para a montagem de um espetáculo baseado em Hamlet-Máquina. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21113. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual