Projeto de extensão Caix'adentro: relato sobre o ensino virtual de iluminação cênica no Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210702

Palavras-chave:

material didático, desenho didático, ambiente virtual, iluminação cênica

Resumo

Este relato apresenta o processo de desenvolvimento de um material didático online e interativo para o ensino de teatro na educação básica que está sendo realizado como ação de extensão do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá. No decorrer do processo, o foco do material em desenvolvimento se voltou para os conteúdos de iluminação cênica, buscando criar um ambiente virtual 3D que seja possível a experimentação das diversas possibilidades criativas no âmbito da iluminação. Como o projeto, ainda se encontra em desenvolvimento, neste texto serão apresentados alguns pressupostos que estão norteando a construção, bem como alguns resultados parciais obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flávio Gonçalves da Fonseca, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Teatro - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Arte-Educador e Ator-pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Experimentação Cênica (NUPEC) da OFICARTE Teatro e Cia.; Mestre em Artes pela UFC (PPGARTES). Doutor em Artes pelo PPGARTES ICA/UFPA. Professor adjunto do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, área: Prática Pedagógica em Teatro.

Suzan Monteiro Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Com formação profissional em Designer gráfico, Editoração, Publicidade e Propaganda. Artista Visual, videoasta, performer, experimentador sonoro e imagético, e, esteve como professor colaborador nos Cursos de: Stop Motion (horista); Biojóia pelo componente curricular Produção de Portfólio e Exposição; Curso de Técnico em Fotografia com o componente Edição de Imagens (Mediotec) no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari; Expressão Vocal (Mediotec) para o curso de Técnico em Teatro; e também está a frente desde 2009 do Coletivo Psicodélico desenvolvendo trabalhos no campo das Artes e no Cursinho preparatório Unienem desde 2018 até 2020.

Referências

BACHEGA JUNIOR, Vanderlei Antonio; CONCILIO, Vicente. Por uma Pedagogia da Iluminação Cênica: do que estamos falando? A Luz em Cena, Florianópolis, v. 1, n.1, jul.2021.

MOREIRA, Livia Cruz Dantas. Critérios para a elaboração de um material didático online interativo. (Monografia de Conclusão de Curso). Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, Fernanda Areia de; ISAACSSON, Marta; BIASUZ, Maria Cristina. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 601-625, set. /dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774

OLIVEIRA, Fernanda Areias de. Pedagogia do Teatro Contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes em teatro. 2016. 223 f. Tese de doutorado em Informática na Educação – Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part. 1. On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, pp.1 – 6, Bradford, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 105 -120, Brasília, jan. 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1437/1172

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

FONSECA, José Flávio Gonçalves da; SILVA, Suzan Monteiro. Projeto de extensão Caix’adentro: relato sobre o ensino virtual de iluminação cênica no Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210702. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21102. Acesso em: 4 dez. 2024.