Projeto de extensão Caix'adentro: relato sobre o ensino virtual de iluminação cênica no Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP

Autores

Resumo

Este relato apresenta o processo de desenvolvimento de um material didático online e interativo para o ensino de teatro na educação básica que está sendo realizado como ação de extensão do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá. No decorrer do processo, o foco do material em desenvolvimento se voltou para os conteúdos de iluminação cênica, buscando criar um ambiente virtual 3D que seja possível a experimentação das diversas possibilidades criativas no âmbito da iluminação. Como o projeto, ainda se encontra em desenvolvimento, neste texto serão apresentados alguns pressupostos que estão norteando a construção, bem como alguns resultados parciais obtidos.

Biografia do Autor

José Flávio Gonçalves da Fonseca, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Teatro - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Arte-Educador e Ator-pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Experimentação Cênica (NUPEC) da OFICARTE Teatro e Cia.; Mestre em Artes pela UFC (PPGARTES). Doutor em Artes pelo PPGARTES ICA/UFPA. Professor adjunto do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, área: Prática Pedagógica em Teatro.

Suzan Monteiro e Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Com formação profissional em Designer gráfico, Editoração, Publicidade e Propaganda. Artista Visual, videoasta, performer, experimentador sonoro e imagético, e, esteve como professor colaborador nos Cursos de: Stop Motion (horista); Biojóia pelo componente curricular Produção de Portfólio e Exposição; Curso de Técnico em Fotografia com o componente Edição de Imagens (Mediotec) no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari; Expressão Vocal (Mediotec) para o curso de Técnico em Teatro; e também está a frente desde 2009 do Coletivo Psicodélico desenvolvendo trabalhos no campo das Artes e no Cursinho preparatório Unienem desde 2018 até 2020.

Referências

BACHEGA JUNIOR, Vanderlei Antonio; CONCILIO, Vicente. Por uma Pedagogia da Iluminação Cênica: do que estamos falando? A Luz em Cena, Florianópolis, v. 1, n.1, jul.2021.

MOREIRA, Livia Cruz Dantas. Critérios para a elaboração de um material didático online interativo. (Monografia de Conclusão de Curso). Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, Fernanda Areia de; ISAACSSON, Marta; BIASUZ, Maria Cristina. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 601-625, set. /dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774

OLIVEIRA, Fernanda Areias de. Pedagogia do Teatro Contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes em teatro. 2016. 223 f. Tese de doutorado em Informática na Educação – Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part. 1. On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, pp.1 – 6, Bradford, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 105 -120, Brasília, jan. 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1437/1172

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

FONSECA, J. F. G. da; MONTEIRO E SILVA, S. Projeto de extensão Caix’adentro: relato sobre o ensino virtual de iluminação cênica no Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21102. Acesso em: 27 jan. 2022.