Projeto de extensão Caix'adentro: relato sobre o ensino virtual de iluminação cênica no Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669020220210702Palavras-chave:
material didático, desenho didático, ambiente virtual, iluminação cênicaResumo
Este relato apresenta o processo de desenvolvimento de um material didático online e interativo para o ensino de teatro na educação básica que está sendo realizado como ação de extensão do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá. No decorrer do processo, o foco do material em desenvolvimento se voltou para os conteúdos de iluminação cênica, buscando criar um ambiente virtual 3D que seja possível a experimentação das diversas possibilidades criativas no âmbito da iluminação. Como o projeto, ainda se encontra em desenvolvimento, neste texto serão apresentados alguns pressupostos que estão norteando a construção, bem como alguns resultados parciais obtidos.
Downloads
Referências
BACHEGA JUNIOR, Vanderlei Antonio; CONCILIO, Vicente. Por uma Pedagogia da Iluminação Cênica: do que estamos falando? A Luz em Cena, Florianópolis, v. 1, n.1, jul.2021.
MOREIRA, Livia Cruz Dantas. Critérios para a elaboração de um material didático online interativo. (Monografia de Conclusão de Curso). Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013.
OLIVEIRA, Fernanda Areia de; ISAACSSON, Marta; BIASUZ, Maria Cristina. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 601-625, set. /dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774
OLIVEIRA, Fernanda Areias de. Pedagogia do Teatro Contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes em teatro. 2016. 223 f. Tese de doutorado em Informática na Educação – Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part. 1. On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, pp.1 – 6, Bradford, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf
SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 105 -120, Brasília, jan. 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1437/1172
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Flávio Gonçalves da Fonseca, Suzan Monteiro e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.