Iluminação Cênica: Empresas, Equipes e Profissionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210303

Palavras-chave:

desenho teatral, iluminação cênica, visualidade da cena

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar as questões centrais e algumas hipóteses parciais de uma pesquisa em andamento de mapeamento dos profissionais: iluminadores, light designers, operadores de luz e eletricistas que atuam na Iluminação Cênica no Brasil. O objetivo da pesquisa é realizar um reconhecimento minucioso para entender quem são os profissionais da luz para a cena e se obtiveram formação específica na área, buscando-se, assim, contribuir para traçar um panorama da área, aventando pistas sobre o papel dos profissionais da Iluminação Cênica em relação ao mercado de trabalho e suas condições de atuação. Ademais, pretende pautar aspectos dos contextos da formação para o desempenho das funções de Iluminador, técnico ou operador de luz, bem como a compreensão da área e suas reais demandas. Neste contexto, o artigo apresentará a proposta da pesquisa e seu desenvolvimento e resultados parciais até o momento.

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Biografia do Autor

Rosana Aparecida Pimenta, Universidade Federal de Viçosa

Atriz, diretora teatral, doutora em Arte e Educação (2016) e mestre em Artes (2008), é licenciada em Artes Cênicas (2001) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Entre os anos de 2001 e 2009, trabalhou como professora da Educação Básica, no ensino formal e técnico, ministrando as disciplinas de Artes, Literatura dramática e história do teatro. Entre os anos de 2006 e 2016, integrou o Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação, do Instituto de Artes da Unesp, com o qual publicou os livros ?Dança Criança na vida real? (2008) e ?Movimento e Cultura na Escola: Dança? (2010) e, entre outros projetos, desenvolveu ao longo dos anos de 2011 e 2012, o curso de formação continuada de professores: Poéticas da Dança na Educação Básica, junto ao Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação - GPDEE. no Instituto de Artes da Unesp. Na Universidade Federal de Viçosa, foi coordenadora pedagógica do Curso de Dança (2013/2014 - 2017/2019) e tem ministrado as disciplinas de Atuação Teatral, Desenho Teatral, Pesquisa em Dança, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Foi coordenadora de gestão no Programa de Iniciação à Docência na UFV (Pibid/UFV). Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV, atua como coordenadora de área voluntária no Núcleo Arte/Pedagogia do PIBID e Programa de Residência Pedagógica na UFV. É presidente da Comissão de Ensino do Curso de Dança e membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Infantil da UFV.

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del,Rei (UFSJdR)

Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: mestrado acadêmico do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJGraduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Pós-Doutorado na linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro e das Artes do PPGAC-UNIRIO, com pesquisa sobre História da Iluminação Cênica Moderna. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Politica e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC)-UFSJ; Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e História e Teatro-UFU. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.

Thamiris Calegari Rodrigues, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei, é Pedagoga formada pela Universidade Cidade de São Paulo e Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2018/2019). Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance. Foi professora do Curso de Extensão Ballet Infantil (2018) na UFV, monitora das disciplinas de Ballet Clássico e Dança Contemporânea no curso de Dança UFV (2018), Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFV (2015 a 2017) e integrante do Grupo Coreográfico de Ballet Virtuose UFV (2014). Atuou na produção da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas (2020). Professora e coreógrafa de Ballet Infantil no Estúdio de Dança Raquel Teixeira desde 2011, da Oficina Corpo e Arte (2019), da Academia Ação e Água (2016 a 2018), do Colégio Santa Amália (2012 a 2013), do Ballet Educart (2012 a 2013) e da Escola Arco-Íris-São Paulo (2011).

Thatiane Christina Soares Alves, Universidade Federal de São João del Rei (UFSdR)

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em Dança Licenciatura e Bacharel pela Universidade Federal de Viçosa (2016/2018), atualmente é professora de Arte, do estado de Minas Gerais, professora de dança da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (2018/2019). Atuou na produção da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas. (2020) e na produção do curso “Iluminação Cênica: Caminhos e estratégias para a criação” (2019). Foi monitora das disciplinas de Desenho Teatral I (2015/2017), Desenho Teatral ll (2017), intercambista em História da Arte na Universitat de Lleida, na Espanha (2015) e bolsista do Projeto de Iniciação à Docência (2014).

Ana Júlia Toste Blasques, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente graduanda em Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Monitora-bolsista de Cinesiologia (2018), Pesquisa em Dança (2019), Atuação Teatral (2019), Desenho Teatral I (2019) e atualmente monitora de Pesquisa em Dança (2020). Atuou na produção do curso “Iluminação Cênica: Caminhos e estratégias para a criação” (2019) e da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas. (2020). Atualmente pesquisadora, desenvolvendo o projeto ″Iluminação Cênica: um levantamento das empresas, equipes, instituições e profissionais no Brasil″. Áreas de interesse: Cinesiologia, Artes, Pesquisa, AlongamentoFlexibilidade, Produção Artística, Iluminação Cênica, Artes da Cena.

Referências

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Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-04-23

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Como Citar

PIMENTA, Rosana Aparecida; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; RODRIGUES, Thamiris Calegari; ALVES, Thatiane Christina Soares; BLASQUES, Ana Júlia Toste. Iluminação Cênica: Empresas, Equipes e Profissionais no Brasil. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210303. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19949. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas - Convidados