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As relações entre espaço cênico e Iluminação na virada do século XIX para o XX: A performatividade no espaço rítmico de Appia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210205

Resumo

As proposições estéticas da virada do século XIX para o XX em torno da explosão do espaço cênico, vão nortear o trabalho de encenadores modernos que, questionando a estrutura cênica à italiana, investem nos estudos sobre a espacialidade descoberta pela iluminação. Nesse contexto, desenvolvo uma reflexão inicial tanto sobre o conceito de teatralidade trazido à cenografia, quanto sobre seus traços de performatividade, inaugurados pelas experimentações de Adolphe Appia, principalmente no que diz respeito à criação do que o encenador vai chamar de “Espaços Rítmicos”, resultante de seu contato com os estudos sobre rítmica de Émile Jacques Dalcroze.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Maia Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Elaine Maia Nascimento é cenógrafa, performer e diretora de arte. É Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo PosArq/UFSC e em Artes Cênicas pelo PPGT UFBA. Atualmente é doutoranda no PosArq/UFSC, onde desenvolve pesquisa prático-teórica relacionada ao estudo das urbgrafias: cartografias de ações cênicas no espaço urbano, com foco nas espacialidades potencializadas por elas, tendo a tríade deriva-mapaperformativo-arquivo como processo de investigação. Foi professora do percurso de cenografia da Escola Porto Iracema das Artes (CE) e do curso de Design da faculdade Fanor Devry (CE). Pelo escritório Estúdio Craft produziu e concebeu o projeto expográfico de exposições como "A Falta que Você Faz", exposição realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha; "Reinventando a Marchetaria", exposição com a obra do artista Silvio Rabelo; "Pinturação - Sérgio Pinheiro", exposição da obra do artista Sérgio Pinheiro e "A Palavra e o Traço", exposição biográfica contando um pouco da história do arquiteto e letrista Fausto Nilo. Além disso, atuou como cenógrafa nos espetáculos ?João Botão?,Direção de Fran Teixeira, Teatro Máquina, ?Quem tem medo de Travesti?, do coletivo As Travestidas e direção de Silvero Pereira, ?Mahagonny ? Ascenção e Queda?, onde foi premiada na categoria melhor cenário no prêmio Destaques do Ano (2009) e indicada pela mesma categoria em 2010.

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Publicado

2021-07-30

Versões

Como Citar

NASCIMENTO, Elaine Cristina Maia. As relações entre espaço cênico e Iluminação na virada do século XIX para o XX: A performatividade no espaço rítmico de Appia. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19934. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas