Processo de design aplicado para criação e montagem de desfile de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210213

Palavras-chave:

desfile, moda, formatura, cenografia, processo de design

Resumo

O desfile de moda consiste em um tipo de espetáculo associado a uma diversidade de elementos envolvidos, com o intuito de atrair o desejo de consumo do espectador. Representa um desafio que vai muito além da criação das peças de uma coleção, pois revela a cultura da moda por meio de uma forma de exibição de arte. Algumas limitações, como a tipologia do espaço, o prazo reduzido à montagem e à desmontagem, entre outras, são encontradas durante a organização de um desfile de moda, que acabam por promover a necessidade de práticas criativas para contorná-las. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de design aplicado desde a criação até a montagem de um desfile de moda experienciado pelo Laboratório Luz e Cena (LALUCE), um laboratório vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), que tem como princípio básico trazer uma aproximação com a cenografia de forma prática/aplicada aos alunos de arquitetura, design e direção de arte antes mesmo de eles irem ao mercado de trabalho. O trabalho foi desenvolvido no desfile FAV Fashion 2018, um evento realizado anualmente pelo curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás, o qual visa mostrar os trabalhos de conclusão de curso dos alunos à comunidade universitária, aos familiares e aos profissionais da área de moda. Durante o processo de construção do desfile, diversas limitações foram sentidas. Assim este artigo procura expor as soluções adotadas diante das dificuldades e das limitações encontradas para garantir a qualidade do desfile proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Souza Cruz e Silva, Universidade de Lisboa (ULisboa - Portugal)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Especialização pela Universidade de São Paulo (USP) em Conforto Ambiental e Conservação de Energia. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB) com estudo na interferência dos protetores solares e a iluminação natural nos ambientes de escritório. Atualmente, professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde coordena dois laboratórios: Laboratório Luz e Cena (LALUCE) e o Laboratório de Conforto em Arquitetura e Design (LACAD). Ministra aulas no departamento de Arquitetura e Design na área de conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico) e na área de cenografia com foco em sustentabilidade e produto. Orientadora da ELO, Empresa Junior que engloba as engenharias e arquitetura. Diretora do departamento de Arquitetura e Urbanismo do escritório Cruz e Silva Arquitetura e Engenharia Ltda onde são feitos projetos residenciais, comerciais e gerenciamento de obras. 

Referências

DE CARLI, A. M. S. O sensacional da moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

DEMARCY, R. A leitura transversal. In: GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, J. T.; CARDOSO, R. C. (org.). Semiologia do teatro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

GRUBER, C.; RECH, S. R. Intersecção entre moda e espetáculo: um estudo acerca do desfile de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, ano 4, n. 7, p. 108-126, jan./jun. 2011.

DUGGAN, G. G. O maior espetáculo da terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática. Fashion Theory: a revista da moda, corpo e cultura, São Paulo, edição brasileira, v. 1, n. 2, jun. 2002. Berg: Anhembi Morumbi, 2001.

PRECIOSA, R. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

RATTO, G. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Senac São Paulo, 1999.

RONCOLETTA, M. R. Nas passarelas, o stylist como co-autor. DOBRAS, São Paulo, v. 2, n. 4, set. 2008.

SHU, H. H.; TZU, C. C. A case study of the fashion show curarorial and experience marketing: the perspective of the actor network theory. In: KEER2018, Go Green With Emotion. 7th International Conference on Kansei Engineering and Emotion Research 2018, Kuching, Sarawak, Malaysia, March 19-22 2018, p. 478-488.

Yang, B. T.; Tang, H. L. Experiential marketing factors of fashion shows. Textile Research Journal, Taiwan, v. 26, n. 1, p. 34‐44, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-04-23

Versões

Como Citar

SILVA, Viviane de Souza Cruz e. Processo de design aplicado para criação e montagem de desfile de moda . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210213. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19932. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas