Pintando com Luz o Teatro Infantil: Entrevista com Jorginho de Carvalho

Autores

Palavras-chave:

Iluminação cênica; teatro infantil; criação; iluminador; luz

Resumo

 Em uma vasta experiência de mais de 55 anos como iluminador, o carioca Jorginho de Carvalho reconhece o teatro infantil como sua primeira escola. Nessa entrevista, realizada em 2016, ele discorre sobre temas relacionados à criação de luz para espetáculos infanto-juvenis, ao convívio com a autora e diretora Maria Clara Machado, ao início de sua carreira no teatro escola O Tablado, no Rio de Janeiro, além da relação com outros importantes criadores para esse público específico. O convívio e a experiência de trabalho com esse iluminador me despertaram a necessidade de uma investigação aprofundada sobre os efeitos psicológicos da luz e de um registro de suas possibilidades no universo cênico infantil, o que culminou em um projeto de doutorado em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Fernanda Guimarães Mattos de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Artista cênica e iluminadora. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da UFRJ, na linha de pesquisa Poéticas da cena: Teoria e Crítica (2016). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020). Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Iluminação Cênica, atuando principalmente no seguinte tema: iluminação cênica.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

SOUZA, F. G. M. de. Pintando com Luz o Teatro Infantil: Entrevista com Jorginho de Carvalho. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19911. Acesso em: 30 nov. 2021.