Proposta para um laboratório de iluminação cênica: uma experiência de ensino online
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010120210211Palavras-chave:
laboratório, conhecimento intuitivo, câmera, simulador tridimensionalResumo
Este artigo busca, mediante uma experiência de ensino online vivida por mim como professor da Universidade de Évora, Portugal, pensar, dialogando com alternativas pedagógicas que partem do que é chamado por Andrea Di Sessa de “conhecimento intuitivo”, a possibilidade de edificação de um laboratório na área de iluminação cênica, baseado na utilização de ferramentas da tecnologia como a câmera de filmar e o simulador tridimensional de iluminação. Tal laboratório pode permitir o estudo de processos da construção narrativa com a luz mesmo em ambientes em que não é possível a partilha do espaço entre as partes, porém seu uso também pode se conjugar a experiências da prática cotidiana, tornando-o uma ferramenta útil em qualquer tipo de processo criativo com luz.
Downloads
Referências
ART LUDIQUE LE MUSÉE. L'art dans le jeu video. Paris, Art Ludique Le Musée, 2015. (Catálogo de Exposição).
CADENA, Richard. Automated Lighting: The Art and Science of Moving Light in Theatre, Live Performance, and Entertainment. Oxford: Focal Press, 2010.
DISESSA, Andrea A. Changing minds. Cambridge Massachussets: The MIT Press, 2000.
MACHADO, Renato. A luz montagem. Curitiba: Prisma, 2016.
PAPPERT, Seymour. A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Prefácio e notas de Paulo Gileno Cysneiros (edição revisada). Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
PILBROW, Richard. Stage lighting design: The Art, The Craft, The Life. Hollywood: By Design Press, 2008.
Publicado
Versões
- 2022-04-23 (2)
- 2021-07-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renato Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.