Luz e Cordel: relatos de um processo colaborativo e transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010120210701Resumo
Através deste relato, apresento os caminhos trilhados dentro de um processo de pesquisa e construção de uma obra artística colaborativa. Na qual partimos de uma base experimental de pesquisa, junto ao projeto do Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), em busca de uma expressão conjunta que unisse a narrativa de cordel à iluminação, com o objetivo de construção de uma obra multimidiática em uma caixa cênica em miniatura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Shirley. Estudo sobre as formas de expressão da iluminação em encontro com a narrativa de cordel. Portal de Conferências da UnB, 26º Congresso de Iniciação Cientifica da UnB e 17º do DF. Universidade de Brasília, 2021.
BRAGA, Medeiros. Entrevista. Concedida à Shirley Araújo. João Pessoa-PB, 19/10/2019.
CAMARGO, Roberto Gil. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM comunicações, 2000.
CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e não escrita da luz. Urdimento, v.1, n.31, Florianópolis, 2018.
CRAIG, Edward Gordon. Rumo a um Novo Teatro e Cena. Editora: Perspectiva, 2017.
CURREL, David. An introduction to puppets an puppet-making. London: The Apple Press, 1992.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática, Arte ou técnica de explicar e conhecer. Editora Ática. São Paulo. 4ª edição, 1998.
JACINTO, Rafael Cardoso. STUMM, Rebeca Lenize. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento - Florianópolis, v.1, n.37, 2020.
KLEE, Paul. Paul Klee: Hand puppets. Editora: Hatje Cantz Publishers; 01 Edição, 2006.
LACERDA, José Medeiros. Botija na Serra do Malassombro. Coisas do Brasil –Vol. 15.
PAIVA, Sonia Maria Caldeira. A encenação pictórica: uma abordagem transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em arte e tecnologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
PAIVA, Sonia Maria Caldeira. O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da Cena no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
PEDOSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.
PEREZ, Valmir. Desenho de iluminação de palco: Pesquisa, criação e execução de projetos. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2007.
REINIGER, Lotte. Shadow theatres and shadow films. London; New York: B.T. Batsford; Watson-Guptil, 1970.
SANTANA, Marcelo Augusto. Haja luz: Manual de iluminação cênica. Brasília: SENAC DF, 2016.
SCHEFFLER, Ismael. Teorias da Cena: Teatro e visualidades. Editora: Intersaberes, 2018.
SILVA, Pedro Luiz Cobra. O Teatro Lambe-Lambe: Sua história e poesia do pequeno. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso Teorias e Práticas do Teatro Contemporâneo, Université Charles de Gaulle, Lille, 2017.
SOUSA, Valdinei Bezerra de. Oficina de gravura em alto relevo, com materiais manufaturados artesanalmente – Uma abordagem sobre a Xilogravura. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
VIOLA, Daniele Rocha. Quando as flores caem: O teatro lambe-lambe e a iluminação cênica como modelos de criação desierárquica. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.37, p. 312-326, mar/abr 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-23 (2)
- 2021-07-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Shirley Ane Marques Araújo, Sonia Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.